A volta dos gigantes

Desde 2009 a Série B não contava com um dos chamados "12 grandes", os mais badalados clubes do futebol brasileiro. Desde o regresso do Vasco, nenhum dos gigantes nacionais caiu. Em 2013, o torneio tende a receber mais mídia com a volta do Palmeiras, que dez anos depois se vê obrigado a uma reciclagem e passar pelas agruras da segunda divisão.

Mesmo sem empolgar no primeiro semestre, caindo nas quartas do Paulistão e nas oitavas da Libertadores de forma decepcionante, o Verdão tem tudo para conseguir o acesso. Tem mais estrutura, jogadores com experiência de Série A e, acima de tudo, um time superior aos demais no comparativo, ao menos em termos potenciais. Não faz um grande começo de ano? Pois Sport e Figueirense, que em nomes talvez sejam seus principais concorrentes, também não o fazem. Todos tendem a crescer durante a competição.

Há, porém, uma série de equipes que podem atrapalhar a vida dos três favoritos e brigarem por uma vaga na Série A no ano da Copa do Mundo no Brasil: Avaí, Atlético Goianiense, Ceará e Chapecoense estão preparados, Paysandu, Bragantino, Paraná e Joinville igualmente não podem ser descartados. Na ponta de baixo, clubes como Boa Esporte, Oeste, Guaratinguetá e Icasa devem novamente lutar para descer ao terceiro nível do nosso futebol.

Neste link, o mapa temático detalhado do Carta na Manga com detalhes, informações e curiosidades a respeito de cada participante da Série B 2013.

SÉRIE B 2013
Favoritos: Figueirense, Palmeiras e Sport
Correm por fora: Atlético Goianiense, Avaí, Ceará, Chapecoense e Joinville
Podem surpreender: América-MG, Bragantino, Paraná, Paysandu e São Caetano
Poucas chances: ABC, América-RN, ASA, Guaratinguetá e Icasa
Candidatos ao rebaixamento: Boa Esporte e Oeste
Fórmula: os 20 clubes jogam em turno e returno, por 38 rodadas. Os quatro primeiros serão promovidos à Série A de 2014. Os quatro últimos serão rebaixados à Série C.
Maiores campeões
Goiás - 2 títulos
Coritiba - 2 títulos
Paysandu - 2 títulos
Últimos 10 campeões
2003 - Palmeiras
2004 - Brasiliense
2005 - Grêmio
2006 - Atlético Mineiro
2007 - Coritiba
2008 - Corinthians
2009 - Vasco
2010 - Coritiba
2011 - Portuguesa
2012 - Goiás

Comentários