Oitavas na fôrma

Dois jogos chamam a atenção nas oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA, que teve seu sorteio dos primeiros mata-matas realizados hoje. Vamos aos duelos, que começam no dia 12 de fevereiro, e o nosso palpite sobre quem se classificará.

Juventus x Celtic: líderes de seus campeonatos nacionais, Juventus e Celtic prometem fazer um duelo parelho, com favoritismo leve dos italianos, que eliminaram o Chelsea, atual campeão europeu, da competição. No entanto, a equipe escocesa tem no currículo uma vitória sobre o Barcelona na primeira fase. Mas dá Juventus.

Paris Saint-Germain x Valencia: só não para dizer que é páreo corrido porque o Valencia tem mais tradição. O PSG é muito superior ao 11º colocado do Campeonato Espanhol, que até chegou a fazer boa campanha na fase de grupos, mas não assusta. PSG, fácil.

Borussia Dortmund x Shakhtar Donetsk: embora não tenha a grife de um Milan x Barcelona ou Real Madrid x Manchester United, é um dos duelos que mais prometem nas oitavas. O Shakhtar é líder disparado na Ucrânia e conseguiu eliminar o atual campeão Chelsea da competição. Já o Borussia Dortmund fez uma impressionante campanha de 14 pontos no grupo mais difícil da primeira fase. Por isso e por serem um dos favoritos ao título, os alemães parecem mais fortes. Classifica o Borussia Dortmund.

Manchester United x Real Madrid: jogo mais empolgante das oitavas de final, por reunir dois dos maiores clubes do mundo e dois timaços. Não há favorito aqui: o time inglês vem em um momento melhor, mas deixar os madrilenhos como zebras, seja contra quem for, é heresia. Duelos imperdíveis. Se é para apostar, chuto no Manchester United, pela fase que vive.

Málaga x Porto: grande surpresa da primeira fase, o invicto Málaga foi campeão do grupo do Milan, mas não entra como favorito. O Porto é mais time e tem maior tradição, deve passar. Mas os duelos prometem equilíbrio.

Bayern München x Arsenal: o Bayern é favorito aqui. Líder disparado do Campeonato Alemão, é mais consistente e vive momento bem superior ao do Arsenal, que desde o início do ano tem oscilado demais.

Schalke 04 x Galatasaray: duelo equilibrado. O Schalke vem em má fase, ocupa só o meio da tabela da Bundesliga, mas ditou o ritmo de seu grupo na Liga dos Campeões com facilidade. Já o Galatasaray lidera com folga na Turquia, mas quase perdeu a vaga nas oitavas para o modesto CFR Cluj, da Romênia. Pelo que fizeram na Liga, a aposta é no Schalke 04.

Barcelona x Milan: um jogo que chama muito a atenção pela grife dos times, mas o momento dentro de campo é totalmente oposto. Enquanto o Barcelona empilha goleadas na Espanha, o Milan é só 7º colocado na Itália e ficou atrás do Málaga na fase de grupos do torneio europeu. Mesmo com os bons resultados do Milan recentemente, e mesmo com o câncer que abate o técnico catalão Tito Vilanova, o Barcelona deve passar sem sustos.

Comentários