Uma derrota de quatro anos, prorrogável por igual período

Algumas derrotas duram minutos e não deixam marcas. Outras doem um pouco mais, mas é possível se recuperar. Esta do Brasil diante da Holanda hoje à tardinha de Port Elizabeth não se enquadra em nenhum destes dois casos. É muito mais grave. Vai durar quatro anos, ou mais. Porque o brasileiro não sabe perder uma Copa sem fazer terra-arrasada, uma péssima mania que nos acompanha há décadas. E para o Mundial de 2014, aqui mesmo, se tentará fazer exatamente o oposto, jogando todo um trabalho excelente de quatro anos pelo ralo. Voltará o festerê, o ofensivismo irresponsável, o “futebol brasileiro”, termo do qual os ofensivistas retrógrados se apoderaram, infelizmente.

Se houve um erro de Dunga foi a convocação de Felipe Melo, sempre questionada, não apenas agora, após a eliminação. Sua expulsão de hoje foi pedra cantada por todo mundo antes mesmo de a Copa começar. Mas tudo nestes quatro anos foi feito tão certinho, tão milimétrico, tão como manda o figurino, que ele mesmo, Felipe Melo, deu um passe maravilhoso para Robinho abrir o placar. Um primeiro tempo de total superioridade canarinha. A Holanda, excelente equipe, simplesmente não conseguia jogar. O Brasil roubava bolas no campo de ataque, e com a Jabulani nos pés jogava muito. Robinho, além do golaço, fez extraordinária jogada e deu a Kaká, mas Stekelenburg fez a defesa da Copa, de mão trocada. Só Robben incomodava, cavava faltas e cartões. Só era parado na falta. Sneijder era muito bem controlado por Gilberto Silva, e Maicon fazia um dos duelos da Copa com Kuyt.

Quem disser que saiu para o intervalo pensando em outra coisa que não a classificação do Brasil estará mentindo. A seleção tornou o jogo fácil nos 45 minutos iniciais, foi seu melhor momento na Copa 2010. Jogou com autoridade e segurança assustadores para seus adversários, mostrou-se a mais séria candidata ao título. Mas aí veio o segundo tempo, e por isso as Copas são fascinantes. Tudo ocorria dentro da normalidade, mas a Holanda achou o gol. Tudo ia tão bem que um acidente (e o gol holandês foi mesmo acidental) destes acabou sendo capaz de fazer o time desmoronar. O mais sólido time da Copa, não o mais brilhante, começou a ruir.

A Holanda, por outro lado, cresceu. Seus excelentes jogadores começaram a jogar o que sabem, aproveitavam os espaços que aos poucos surgiam. Sentiram o nervosismo do Brasil e não só equilibraram como passaram a dominar o jogo. E o segundo gol, de Sneijder, o da eliminação definitiva dos pentacampeões, veio também em bola aérea, como o primeiro. Justo por cima, onde o Brasil se destacou muito nos últimos quatro anos. Após a expulsão de Felipe Melo, Dunga poderia ter colocado Nilmar no lugar de alguém mais recuado, mas isso não tornaria o time mais ofensivo. Apenas o exporia mais aos contra-golpes holandeses.

O Brasil cai diante de uma excelente seleção. É preciso entender isso, mas obviamente opiniões sensatas não são levadas em conta nesta hora. Ao contrário da última eliminação, em 2006, desta vez não é preciso fazer uma revolução na seleção para a próxima Copa. Entretanto, sou pessimista. Imagino que tudo o que Dunga fez será posto em xeque, quando, na verdade, muita coisa foi feita com correção e deveria servir de modelo para os próximos trabalhos de um treinador da seleção. E aí só posso visualizar a volta de quadrados mágicos, da valorização dos dribles improdutivos e da crucificação dos cabeças-de-área. Mas tudo bem, 2018 é logo ali.

Foto: Júlio César e Felipe Melo se desentendem, no fatídico lance que mudou a história do jogo (Reinaldo Marques/Terra).

Comentários

Prestes disse…
O Brasil abusou das tabelinhas no primeiro tempo, devia ter feito mais um golito, o jogo era todo nosso.

A Holanda achou o gol - mais um q eles acham nessa Copa. Mas é um time foda, consegue ganhar de qqr jeito. Agora, esse Robben é uma farsa, hoje ficou claro q só tem uma jogada e não sabe direito o que faz com a bola quando marcado.

Já o Sneijder, esse é craque!
Vicente Fonseca disse…
Olha, acho que vi outro jogo, Prestes. Mesmo muito marcado, o Robben tirou o Michel Bastos do jogo e ainda cavou a expulsão. Produziu pouco, mas foi muito importante.
Prestes disse…
Juiz ajudou muito o Robben.
Vicente Fonseca disse…
Tá, mas ninguém conseguiu desarmar ele sem fazer falta. É muito habilidoso. Teve que vir quatro brasileiros em cima dele no primeiro tempo pro primeiro desarme na bola ser feito.
Gustavo disse…
Só sei de uma coisa: o URUGUAI é o Brasil na Copa.
Felipe disse…
Concordo com o Vicente, Robben foi muito bem. Quem fracassou nessa Copa foi o Kaká. Pra mim, foi pior que o Cristiano Ronaldo.
Vicente Fonseca disse…
Pior que o Cristiano Ronaldo não, Felipe. Fez bons jogos contra Costa do Marfim e Chile, apesar do descontrole.
André Kruse disse…
Eu gosto do Robben, mas concordo com o Prestes. O juiz ajudou muito o holandes.

E o Julio Cesar?
rodrigoluiz disse…
juan melhor zagueiro da copa
Felipe disse…
Aliás, parabéns pelo texto, enxerguei da mesma forma. Também acho que vão fazer terra arrasada, exatamente como fizeram na última Copa. O problema do Dunga, é que ele pegou uma seleção no extremo da faceirisse e foi pro outro extremo, escolhendo jogadores simplesmente por seu comprometimento, esquecendo muitas vezes de olhar para a sua qualidade técnica. Foi o caso de Felipe Melo e Josué, convocações absurdas. Mas não adianta jogador todo o trabalho dele fora e voltar para o extremo oposto novamente! É preciso achar um meio termo! É uma pena, estava torcendo pelo Dunga, o trabalho dele era bom. Mas ele cometeu alguns erros que acabaram custando muito caro.
Felipe disse…
É, mas o Juan falhou ao dar um escanteio de graça para a Holanda quando poderia ter tocado a bola pela lateral. Desse escanteio saiu o segundo gol. São detalhes que custam caro.
Vicente Fonseca disse…
O Galvão, óbvio, culpou as VUVUZELAS pelo primeiro gol da Holanda. Foi falha do Júlio César, que deveria ter saído para matar o lance. Mas só de ter aceitado dar entrevista um minuto depois de acabar o jogo ele merece todos os aplausos. Sabe ser ídolo.

Juan joga demais mesmo, Rodrigo.

Concordo contigo, Felipe, só não acho a convocação do Josué um absurdo.
Lourenço disse…
Robben jogou demais, tirou o Michel Bastos do jogo, cavou a expulsão, o Brasil só conseguiu parar ele sem falta com 4 ou 5 em cima dele.

Fico triste mesmo, duplamente. Por ser brasileiro mas por especialmente acreditar nessa seleção. Não estou desiludido com o Dunga ou algo assim, só que sei que um ciclo explica o outro. Dunga precisava vencer, precisava tirar o discurso do futebol-arte. Toda a força do Dunga estava em fazer um time que vencesse, antes de tudo. E não venceu. Estranhamente, pois é a seleção antítese, o sentimento deve ser parecido com 1982. Sou fã do time, mas uns descuidos numa partida e acabou.
Igor Natusch disse…
Tinha apostado em vitória holandesa no Bolão. De nono, já pulei para quinto =P

Infelizmente, concordo muito com a tua análise, Vicente. E não preciso ir longe: saindo do restaurante onde vi o jogo, já ouvi alguns iluminados dizendo coisas tipo "não chamou o Ganso", "seleção de volantes", "jogamos o segundo tempo na retranca" e bobagens do tipo. Teve um que me viu comentando (em voz baixa, para não apanhar) que o Brasil tinha feito uma boa Copa e retrucou na hora, impávido: "nossa seleção é tática demais, tem que ser que nem a Argentina, dar liberdade para quem sabe jogar".

Não vislumbro esperança, se o quadro for esse. Passaremos quatro anos insistindo em um 4-2-4 insano, empilhando jogadores de frente, clamando pela convocação imediata de qualquer um que faça um gol bonito ou ensaie embaixadas na frente de um zagueiro. Todo o bom trabalho do Dunga vai ser resumido ao retranqueiro cabeça-dura que xingava jornalista e escalava o Felipe Melo. E iremos assim, serelepes e faceiros, rumo ao fracasso em 2014.

Triste.
rodrigoluiz disse…
era bola de segurança. o brasil não costuma tomar gol de baixinho em escanteio depois de tabela na pequena área.


as pessoas esquecem que essa hlandatá sem perder há uns 30 jogos...
Felipe disse…
Bah, boicotei o Galvão nessa Copa. Preferi o Luciano do Valle e o Neto. Ah, e foi penalti no Kaká no primeiro tempo! Não gostei da arbitragem do japa.
Felipe disse…
Igor, infelizmente as pessoas tem a tendência de levar as coisas aos extremos. Já dizia um velho ditado: tudo é ruim, tudo é bom, o que importa é a quantidade.
Vicente Fonseca disse…
Igor, para 2014 Ganso e Neymar têm de ser preparados desde já. Agora, para 2010, sinceramente, acho que os zagueiros da Holanda iam dominá-los como fizeram com o Luís Fabiano. Não foi por falta deles que o Brasil perdeu a Copa.
Felipe disse…
Vicente, abre um chat aí pra comentar a eliminação. Tem quorum.
Vicente Fonseca disse…
Deixa multiplicar o número de comentários a 600 e o blog bate seu recorde, Felipe. dshsdhsdh
Felipe disse…
Hehehehe. Então tá.
Anônimo disse…
eu vi NO JOGAR DA MOEDA do juizão japonês que ele não era bom o suficiente para um jogo importante como esse. lambança no gol anulado do brasil, no início do jogo. mas, claro, não faria diferença, o MESMO gol veio logo depois.

os oportunistas e todos que odiavam o dunga (toda globo e mais um pouco), vão fazer a festa agora, fazer todas piadas possíveis. mas uma coisa não se pode negar: essa seleção é fraca psicologicamente. muito nervosismo, muita gente perdendo a cabeça sem motivo, a começar pelo técnico. até o KAKÁ virou bad boy.

felipe melo arruinou tudo quando ainda tinha 20 minutos pra buscar o jogo. bola pra frente, caralho, tomar gol é normal, vamos buscar.

mas enfim, copa é isso, é fatal, não perdoa, não tem outra chance, só daqui quatro anos. mas acho que o brasil saiu de cabeça erguida, pelo belo primeiro tempo que fez, quando poderia ter feito mais um ou dois.
Vicente Fonseca disse…
Tá, e desse time quem vocês acham que deveria continuar para a próxima Copa? Dos que entraram em campo hoje de titular, acho que só Maicon, Daniel Alves, Kaká e Robinho seguirão sendo convocados...
Prestes disse…
Só uma falta do Michel no Robben foi realmente falta, aquela que eles estão no ar e o Michel dá uma rasteira. Em todas as outras ele se atirou.

Aliás, que Holanda sul-americana essa hein? Muito catimbeira. Na copa passada foi um pouco assim tb, naquele jogo contra Portugal. E esse Van Bommel é mto bandido.
Vicente Fonseca disse…
Estranho que essa de perder a cabeça não era uma característica desse time do Dunga perder a cabeça. Mostrou-se presente nesta Copa. Hoje, inclusive, fez um primeiro tempo muito concentrado, me lembrou o estereótipo da Alemanha, até, neste sentido. Depois, claro, ruiu com os gols sofridos.
Felipe disse…
Pra mim o gol do Brasil foi anulado corretamente. O Daniel Alves estava impedido.
Prestes disse…
O Felipe Melo dificilmente será convocado nos próximos amistosos. Talvez se a coisa apertar, nenhum volante aproveitar a chance, ele volte.

Pena ele ser destemperado, joga muita bola.
Vicente Fonseca disse…
Sim, Felipe. Mas o que o Henrique questiona, imagino, é a demora em marcar o impedimento.
Prestes disse…
Vicente, uma boa notícia, o Felipão lidera uma enquete da ESPN com folgas.

Acho q mta gente tá preferindo uma seleção comprometida. Essa eliminação dói pq estávamos fazendo certo as coisas. A outra nem doeu, foi mais vergonha mesmo, sensação de impotência.
Felipe disse…
Pra mim o comportamento do Brasil foi tipicamente brasileiro. Após um primeiro tempo maravilhoso, a auto-confiança foi lá em cima e o time perdeu a concentração no segundo tempo. Depois de sair da vantagem para a desvantagem, não teve cabeça para se recuperar. É um comportamento tipicamente brasileiro nos esportes coletivos, não só no futebol, mas no volei, basquete também...
Felipe disse…
Demorando ou não, estava impedido igual.
Vicente Fonseca disse…
Tomara, Prestes. Meu preferido é o Mano Menezes, mas jamais ousaria questionar o Felipão.

2010 é meu 1982. dshshdshd
Vicente Fonseca disse…
Olha, eu não senti autoconfiança exagerada, não. Acho que ninguém esperava, mas tava todo mundo muito concentrado no primeiro tempo para ficar de salto alto no segundo.
Prestes disse…
Não to dizendo necessariamente o Felipão. Mas q o perfil é esse.

Quando o trabalho é sério o talento sobressai. O Brasil "jogou bonito" nessa Copa.
Felipe disse…
Quantos anos tem o Julio César? Acho que ele deve continuar. E acho que o Nilmar pode ser titular em 2014.
Felipe disse…
Não chegou a ser salto alto, Vicente. Mas o time se desconcentrou. E depois do gol, desmoronou. Esse comportamento é tipico das seleções esportivas do Brasil. Depois que perde a concentração, não recupera mais e, geralmente, entra em pânico.
Vicente Fonseca disse…
Júlio César tem 31. Não sei se chega em 2014 com 35 como titular, ao menos.

Concordo, Prestes. Muito mais bonito, no sentido técnico mesmo, que em 2006, onde a "arte" era "privilegiada".

Acho que Nilmar seguirá sendo chamado, mas não sei se para titular. Merece mais chances. Mas o Robinho fez uma boa Copa, menos firulento e mais objetivo. Até isso o Dunga acertou. Pena mesmo que não deu.
Prestes disse…
Odeio jogar contra times como essa Holanda. Os gols deles sempre saem, de um jeito ou de outro.

Contra a Dinamarca, abriram o placar com uma falha bisonha. Contra o Japão, uma falha do goleiro. Parece o Boca ou SP esse time, carajoo.
Felipe disse…
Robinho fez uma ótima Copa. Calou a boca de muita gente (inclusive a minha).
Prestes disse…
Agora, o segundo gol fora cantado antes pelo repórter Felipe Awi, do Sportv. Ele e um cinegrafista subiram numa passarela e conseguiram pegar um treino fechado da Holanda.

E o repórter disse: treinaram muito escanteio no primeiro pau.
Vicente Fonseca disse…
Muita cara de jogada ensaiada, Prestes.
Prestes disse…
Ninguém avisou o Dunga, husdsdhusaduhsduhd
Prestes disse…
Ninguém avisou o Dunga, husdsdhusaduhsduhd

No mais: muito lamentável pensar q o Lúcio pode nunca levantar aquela taça.
Vicente Fonseca disse…
Mas ao menos ganhou uma em 2002. Não sei vocês, mas acho o melhor zagueiro da história da seleção. Acho que nenhum foi titular por 3 Copas seguidas, e por 10 anos.
Prestes disse…
Acho q só o Domingos da Guia concorre. Aí jamais saberemos, hudhudsdhuashu

Mas se pegar só qm ganhou Copa do Mundo acho q o melhor é o Lucio mesmo. Se bem q o Mauro ganhou duas e era do grande Santos, não?
Igor Natusch disse…
O gol da vitória holandesa foi a clássica jogadinha ensaiada. Foi tão MECÂNICO que a defesa brasileira CONGELOU e não esboçou reação. Muita precisão. Futebol bonito é isso aí, também.

Neymar é um PROTÓTIPO de ANDERSON PICO (abraço, Lourenço), some antes da Copa 2014. Não tem cabeça, é muito estrela e sem a MALADRAGI de um Romário, por ex. Ganso sim, acho nome forte para 2014. A bobagem que eu digo é achar que a não-convocação dele foi decisiva nessa eliminação. Não esteve nem perto de fazer qualquer diferença, aliás.

Maicon não tem concorrentes, seguirá sendo chamado. Kaká, Robinho, Nilmar, esses seguem por enquanto mas não sei quanto FÔLEGO terão. E o cargo de treinador é mesmo uma incógnita, já que ZAGALLO não tem mais saúde para comandar a seleção...
Vicente Fonseca disse…
Fui pro Parrilla. FUERZA CELESTE.
Lourenço disse…
Bem lembrado, Igor. O grande erro do Dunga foi não ter conseguido fazer um lateral-esquerdo em 4 anos, com o Ânderson Pico claramente pedindo passagem.
Felipe disse…
O comentário do Robinho após o jogo mostra o que eu quis dizer:
— Achei que, no primeiro tempo, iríamos, golear. Estávamos muito bem, fizemos uma grande etapa inicial — disse o atacante. — Infelizmente, uma Copa do Mundo é decidida nos detalhes. pecamos por falta de atenção na etapa final.
Igor Natusch disse…
Deixe estar, Lourenço. Em 2014, venceremos a final com um golaço espetacular, chute de canhota no ângulo do goleiro alemão. Correndo para a torcida, entre Gansos e Kakás, surgirá imponente o nome do autor do gol decisivo, estampado nas costas do camisa 6:

PICOT
Prestes disse…
Sim, imagina largar o Ganso ali no meio dos holandeses nesse jogo, faltando quinze minutos. As chances do guri não pegar na bola seriam enormes.
Felipe disse…
E o Mick Jagger, hein? É o pé-frio da Copa! Qual será o próximo time que ele vai azarar?
felipesfranke disse…
antes de mais nada: VICTOR pegava aquela bola!!
felipesfranke disse…
estou sem palavras. em 2006, pensei: como nós pudemos fazer isso conosco? agora, penso: como o Futebol pôde fazer isso conosco?
resposta: o futebol foi maliciosa, maldosa, talvez cruelmente futebolesco com o brasil. toda essência desse esporte antieuclidiano resolveu se manifestar na mais pura forma para nossa seleção. um lance, um centímetro, uma decisão errada, um vento errado: todas as pequenas coisas que podem dar "errado" deram - mas são elas que fazem o futebol ser um prazer tão "certo"
Anônimo disse…
a verdade é que a melhor defesa do mundo FUROU duas vezes. afff. belo escanteio cobrado na cabeça do KUYT (que é alto, 1,84) para que o sneijder (que é um anão (1,70) pentear pra rede. FATAL!
felipesfranke disse…
dunga fez (quase) tudo certo, e os jogadores fizeram (quase) tudo certo. o catatonismo que assolou a todos depois do jogo foi exatamente o mesmo que tomou o time depois do gol FUTEBOLESCO, de PELADA, do MAIS PURO AZAR. assim como o brasil não saberá se recuperar nos próximos anos, os jogadores simplesmente pararam de jogar depois do gol. COMO aquilo pôde acontecer?
felipesfranke disse…
foi cruel, muito muito cruel. mas não foi injusto.

jogaço, jogaço da holanda. torcerei por eles.

...

menos, claro, se for contra o uruguay
Vicente Fonseca disse…
Repito, Franke: 2010 é o meu 1982. Até porque, em 1982, eu não tinha nascido ainda.
Felipe disse…
Pra mim o que faltou ao Brasil nessa Copa foi o grande craque, o jogador fora de série, aquele que decide quando a coisa tá ruim. É necessário ter um grande craque para ganhar? Não. Mas ajuda muito! Em 58 e 70 foi Pelé, em 62 Garrincha, em 94 Romário e em 2002 Ronaldo. Nessa seleção não tinha esse jogador. E não é culpa do Dunga! Simplesmente o Brasil não possui um jogador assim atualmente. Ronaldo envelheceu e Ronaldinho decaiu. Tentaram dar este status ao Kaká, mas ele não é e nunca foi um fora de série. Messi é um fora de série. Kaká é apenas um grande jogador. Será que teremos um jogador assim em 2014? O Pato tinha tudo pra ser este jogador, o sucessor de Ronaldo, mas ele parece ter se perdido no meio do caminho. Neymar? Ganso? Não sei, mas não creio. Acho que ainda está para surgir o novo grande craque brasileiro. Só não sei se será a tempo de 2014.