Para o Santos, a final; para o Grêmio, o futuro

O Grêmio manteve-se classificado por mais da metade do tempo na Vila Belmiro. Ao contrário dos jogos anteriores, o time de Silas fez um bom primeiro tempo, de igual para igual com os donos da casa, mas decaiu no segundo. O intervalo, desta vez, fez mal ao time. E somente a manutenção do rendimento como na etapa inicial, de alto nível e muita concentração, seria suficiente para seguir adiante.

Ao contrário do que se esperava, foi o Grêmio quem impôs sua maneira de jogar nos 45 minutos iniciais, assustando o Santos com um ótimo futebol. Enquanto André e Neymar eram anulados pelo eficiente sistema defensivo, Ganso errava tudo o que tentava. Só Robinho conseguia se desvencilhar às vezes. Edilson era correto na marcação, Adilson muito bem nas roubadas e saída para o jogo. Concedeu quase nenhum espaço aos paulistas, mas pecou nas finalizações, nas poucas chances que teve.

No segundo tempo, porém, as coisas mudaram. Em vez de o Grêmio propor o jogo e tomar conta do campo santista, como na primeira metade, foi o próprio time da casa quem assumiu o papel de protagonista. Deu um único espaço a Ganso, que fez um golaço. Mas, muito mais que ele, era Robinho quem coordenava tudo o que o Santos fazia. Fez o segundo gol e foi o grande nome da classificação. Brilhou, ao contrário de Neymar, que passou o tempo inteiro só pretextando faltas inexistentes. Foram três belos gols, que atestam a qualidade desta equipe.

O Santos mereceu a classificação, pois soube aproveitar melhor as chances que teve em dois jogos de altíssimo nível, extremamente parelhos e disputados. E o Grêmio provou, mesmo com vários desfalques hoje, que pode fazer um belo segundo semestre, desde que não perca peças importantes. Enfrentou o melhor time do país em equilíbrio, e por pouco não se classificou. Não há tempo para lamúrias: sábado já há o Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, em São Paulo. E uma nova chance para sonhar alto. A franca entrevista de Silas, reconhecendo os méritos adversários e colocando a necessidade de reação acima de possíveis reclamações, já é um bom começo.

Foto: Neymar, cercado por quatro gremistas, pouco jogou ontem à noite (Agência Lance).

Comentários

Lourenço disse…
Mais um jogaço, e o Grêmio perdeu pelos 20 minutos iniciais no Olímpico e pelos 20 minutos iniciais do segundo tempo na Vila. Para vencer o Santos, é necessário concentrar o tempo todo, pois o time realmente é excelente, o melhor do Brasil, campeão paulista com sobras e, tudo indica, da Copa do Brasil. Robinho, para aqueles que não gostam, foi o melhor em campo, estava em todos os lugares. O Grêmio até teve algumas figuras apagadas, mas o melhor é dizer que o time é que desequilibrou em alguns momentos. Adilson, no entanto, fez uma partida espetacular.
Foi um 6 a 5 que traduziu o equilíbrio desse confronto entre duas das três melhores equipes do país. Mas deu Santos, que é a melhor.
Ah, e que fique claro, erro lá e cá, mas gostei dos juízes nos dois jogos, especialmente o de ontem.
natusch disse…
O Rizek, durante a transmissão da Sportv, teve a pachorra de dizer que o Adilson precisava "entrar no jogo", pois estaria "errando tudo" no primeiro tempo. Não sei que jogo ele estava vendo, mas definitivamente não era o mesmo que eu - Adilson fez uma partidaça, e foi o melhor nome gremista no primeiro tempo, ao lado de Douglas. E destaque-se as duas boas atuações de Edilson (!) e Joílson (!!!) - corretos, sem brilhantismo, mas também não comprometeram em momento algum.

Venceu o melhor time, simples assim. Mesmo não tendo sido flagrantemente superior, o Santos teve muita eficiência na hora de decidir e merece estar na final. O jogo em si foi muito parelho: Grêmio ligeiramente superior no primeiro tempo, Santos abre o placar num chutaço de fora da área, força o Grêmio a ir para cima e se aproveita disso para ampliar. Tudo dentro da naturalidade do futebol, infelizmente para nós. E eu achei a entrevista do Silas perfeita, no tom "bola para frente" que era exatamente o que precisávamos nesse momento. Dá para sonhar com coisas muito boas no Brasileirão, sim senhor...
rodrigoluiz disse…
rah, igor, eu disse a mesma coisa sobre o risek e adilson no TWITTER ontem...
ehehhehe


acrescento um dado:
2 gols nos dois "primeiros tempos" e NOVE gols nos "segundos tempos" dos dois jogos.
André Kruse disse…
A transmissão do Sportv foi lamentavel.

Teve essa do Rizek. Teve a Joana de Assis falando RoXemback.

O lance do penalti do Jonas só foi repetido por que ele saiu de campo com a camisa completamente rasgada. Não foi repetido um lance de penalti no Edílson, e o replay da expulsão do Jonas e Dracena só foi mostrado no Sportv News, onde claramente se vê que o juiz inverteu a falta.

Eu não estou tao otimista assim pro brasileirao. Bem pelo contrário
Marcelo disse…
Hoje é dia de ter ódio de tudo.
Do juíz que não marcou o penalti em cima do Jonas.
Do juiz que não expulsou o Robinho por reclamação (sim, se o Victor mereceu amarelo, o Robinho mereceu uns 4 ou 5) e Neymar por se simulação.
Do juíz que deixava o jogo correr quando interessava ao Santos e truncava o jogo do Grêmio (só eu vi uma falta na marcada sobre o Adílson bem na origem do lance do 1ºgol do Santos?).
Do Borges que perdeu gol na cara do goleiro.
Do Douglas que insistia em errar passes (inclusive o que iniciou o contra-ataque do 2º gol) e se esconder do jogo.
Do Victor que não soube sair do gol (ou fica ou sai pra valer do gol, não dá pra ficar no meio do caminho).
Do Silas que partiu pro tudo ou nada, tirando um volante pra colocar o William Batoré, faltando 20 minutos de jogo.
Do Silas que só colocou o Mailson (que sabe marcar e fazer gols) quando já estava 3x1.
Do Robinho viado e suas dancinhas (juro que se ele passa na minha frente, dou, no mínimo, um tapa na orelha dele, a la Jonas).
Do presidente, do vice de futebol, dos narradores, da CBF, desse azar miserável do Grêmio nos últimos anos, do diabo a 4.
Tá foda.
Desalentador.
Não consigo nem ter esperanças pro segundo semestre. Mas é o Grêmio e a gente segue torcendo.
Igor Natusch disse…
O Neymar é revoltante. Não apenas pelo cai-cai insistente e abusivo, e nem tanto pela complacência boçal das arbitragens com esse recurso primário e irritante. Mas o cara é MUITO bom com a bola no pé, não precisaria em absoluto apelar para voos acrobáticos ou choradeiras - essa pataquada apenas limita a sua própria atuação. Ontem, por ex, ele jogou de forma muito modesta - Ganso e especialmente Robinho foram muito mais participativos. E de pé.

Quanto ao otimismo... Acho que o Grêmio tem potencial para ir longe, sim. Está atrás de times como o Corinthians, que já estão um passo à frente, mas tem um plantel bom e capacidade de se consolidar ainda mais. Nosso ataque é forte, o meio está cada vez mais equilibrado e a defesa sim, precisaria de alguns ajustes. No mais, não tem time em nível técnico muito superior ao nosso, sinceramente.
Vicente Fonseca disse…
Gente, o Grêmio não perdeu para um time qualquer. Tem boas possibilidades de fazer um Campeonato Brasileiro muito bom, é só analisar o que foi feito até agora em 2010. Ontem, sem os dois melhores zagueiros e um lateral-revelação, encarou o melhor time do país e quase saiu com a vaga.

Outra coisa (não é pra ti, Marcelo, mas pelo que andei lendo desde ontem): culpar o Victor pelo gol do Robinho, sinceramente, é sacanagem. NÃO TINHA O QUE ELE FAZER, pelo amor de Deus. O Robinho fez aquilo dezenas de vezes na carreira (contra o próprio Danrlei, em 2002).
Vicente Fonseca disse…
Concordo que o Neymar foi muito mal ontem. O Ganso errou tudo no primeiro tempo, mas nunca se esquivou do jogo. Já o Robinho fez aquilo que todos sonham que um dia ele faça na seleção.
Lourenço disse…
Já eu tenho uma visão um pouco diferente do cai-cai do Neymar. Irrita, mas ele faz bem em cair. No jogo contra o Ceará, cavou dois pênaltis e pelo menos um 1 deles ele simulou. Enquanto derem, ele tem a obrigação de continuar caindo. Ontem, no entanto, o juiz não deu, muito pelo trabalho do Grêmio de condicionar (considerem "condicionar" uma palavra neutra aqui) a arbitragem. Se for uma tendência, daí sim ele tem que começar a jogar de pé.
Marcelo disse…
Vicente, o problema do Victor é a nossa memória.
Grêmio x Flamengo, Adriano recebe a bola livre: Victor fica ali, parado totalmente frio, transfere toda a responsabilidade pro atacante, que vê o gol encolher e erra.
Esse ano ele anda menos confiante. Vacilante.
Ontem situação parecida, ele saiu do gol, mas sem certeza, mudou de idéia no meio do caminho e o Robinho não perdoou.
Samir disse…
Robinho foi o nome do jogo.
Adilson destruiu
Sistema defensivo qse todo reserva não comprometeu
Victor voltou a jogar bem, com defesas espetaculares
Juiz não comprometeu.

Santos é mais time. Tem mais qualidade. O problema do grêmio se deu no início do 2º tempo qdo errou todos passes na saída de jogo. Por consequência não conseguiu sair, o Santos fez pressão. Mas mesmo assim não conseguia fazer jogadas pra entrar na área. Conseguiu abrir o placar com um chutaço, e daí foi natural o que ocorreu depois. Espaços e contra-ataque.


Não entendo o pq desse desânimo. Grêmio tem bom time, bom elenco, bom treinador. temos tudo pra lutarmos pelo título. Time do santos vai se desmontar no meio do ano, e só vejo o corinthians com mais condições do que nós.
Igor Natusch disse…
Gente, o Grêmio não perdeu para um time qualquer. Tem boas possibilidades de fazer um Campeonato Brasileiro muito bom, é só analisar o que foi feito até agora em 2010. Ontem, sem os dois melhores zagueiros e um lateral-revelação, encarou o melhor time do país e quase saiu com a vaga

Assino embaixo, 3 vias e autentico em cartório.

O jogo ontem foi totalmente estratégia, e o Grêmio jogou para ganhar no primeiro tempo. Se o Borges faz aquele gol, por ex, as chances de vaga aumentariam exponencialmente. Como terminamos 0 a 0, qualquer gol santista era uma tragédia - e foi o que se deu.

Na boa, consigo entender boa parte do ceticismo, mesmo porque já estamos fechando uma década na fila e isso enche MUITO o saco. Mas o Grêmio está com um time de qualidade, e o Silas (apesar de ter inventado moda no primeiro jogo e do clamor de algumas vuvuzelas aqui e ali) está fazendo um trabalho de bom nível. Fomos eliminados nas semifinais pelo melhor time do país, e jogando de igual para igual nos 180mins - se isso é desanimador, bah, então não sei mais nada, com todo o respeito. Acredito que o Grêmio pode, sim senhor, lutar por vaga na Libertadores, e bato pé!

E o pessoal tá meio OBCECADO em enxergar falhas no Victor, hein?... Ontem ele não errou em NADA, pessoal. NADA. NADA.
Vicente Fonseca disse…
É o maior jejum de grandes títulos do Grêmio desde que ganhou o seu primeiro grande título, 1981. Evidente que para uma torcida acostumada a decidir e ganhar taças incomoda muito.
Vicente Fonseca disse…
Este é o pior ano do Victor pelo Grêmio, sem dúvida, especialmente de um mês para cá. Mas sigo achando que era impossível fazer qualquer coisa naquele lance. A falha ocorreu bem antes dele, antes de chegar a bola no Robinho. Aliás, era um momento em que ela estava propensa a acontecer: Grêmio precisando do ataque, ofereceria espaços ao Santos. O terceiro gol foi assim também.

Acho muito prematuro citar os candidatos ao título brasileiro, até porque muita coisa muda. Mas Grêmio, Corinthians e Cruzeiro são, hoje, os melhores times dentre aqueles que só se dedicarão ao Brasileiro. E aí vejo igualdade de condições para todos eles. É só não fazer terra-arrasada.
André Kruse disse…
Meu desanimo não é em relação ao plantel em si (que de certa forma se equivale aos demais postulantes).

Ano passado tinhamos time suficiente para garantir uma vaga na Libertadores. Por falta de cobrança e atenção nos detalhes ficamos de fora. Peca-se pela inação

Esse ano vejo a mesma coisa. Todo mundo sabia do perigo que era o Marcelo de Lima Henrique no apito. Da mesma forma não dá pra entender a escalação de Mário no domingo ( e a não escalação do Rodrigo)
Lique disse…
o victor vem muito mal psicologicamente, se vê na cara dele. nas entrevistas também. mas ontem ele foi bem, salvou dois gols.

adílson acabou com o jogo no primeiro tempo, melhor em campo marcando o ganso (que no primeiro jogo deu um baile nele até o grêmio reagir).

não tenho muito o que reclamar do jogo de ontem, foi justo. só duas coisas:

1.quando saiu o primeiro gol, ele tinha que tirar o w magrão (jogador mais apagado) ou o hugo e colocar o maylson, carai. ele me bota o william, centroavante que não faz gol e é burro como uma porta em detrimento de um volante/meia que é o terceiro goleador do time na temporada, pelos meus cálcos. tá loco.

2.ganso, neymar e andré têm cara de NOJENTOS. certamente aquilo dá nos nervos dos adversários, por isso é tão bonito de ver quando eles perdem. tá loco, se fosse eu jogando, acho que não me agüentava e atravessava um. uma pena não termos feito o crime pra acabar com essa pachorra deles.
Vicente Fonseca disse…
Agora te entendi melhor, André.

Concordo plenamente, Lique, com tudo. Dizem que o Jonas é meio debochado também e mete raiva nos adversários.
Prestes disse…
O Santos tem uma qualidade de definição muito superior aos demais clubes brasileiros. Foi o que matou o Grêmio.

O gol que aquele Wesley fez nem os protagonistas dos outros times fariam.

Achei que o juiz teve alguns erros importantes, como o pênalti no Jonas e a não-expulsão de William e Ozeia, que chutaram jogadores do Santos. Mas gostei muito do fato de ter deixado o jogo correr, fica muito melhor de se ver jogos decisivos em que o juiz não trava a partida.

Não dá pra culpar o Vitor pelo golaço do Robinho, mas acho que ele pecou pela indecisão. Ele estava no único lugar que não poderia, deveria e poderia estar ou mais perto ou mais longe do Robinho.
Vicente Fonseca disse…
Esse Wesley é muito bom jogador. Desde o Atlético-PR já me chamava a atenção.
Vicente Fonseca disse…
Agora que eu fui ver: o pior absurdo em relação à arbitragem foi expulsarem o Kléber em São Paulo x Cruzeiro. Mas, pelo juiz que estava no apito, nem chega a me surpreender...
Prestes disse…
O Larrionda é maluco.

Mas me impressiona que o Kléber não perde seus cacoetes. Para proteger a jogada a mão dele tem que estar na altura do peito do adversário, não na do rosto!

Óbvio que não era pra expulsão, mas um cara calejado como o Kléber tinha q ter aprendido alguma coisa já. Ele tá com a mão no rosto do Richrlysson pq ele tá sempre na maldade.
Signorina Benvenuti disse…
Os jogadores nojentos e firulentos do Santos correspondem exatamente aos torcedores santistas, segundo constataram minhas visitas à cidade. Enchem a boca pra falar do "futebol-arte" e dá vontade, a cada cinco minutos, de mandar para aquele lugar (sim, estou com raiva). Portanto, torcerei para o Vitória por pura MALDADE da minha parte :P
Vicente Fonseca disse…
Não são só os juízes brasileiros que usam aa presunção de culpabilidade para o Kléber. Os sul-americanos já sabem do histórico dele também.

Pati, dará Vitória, nome da minha sogrinha e time do meu amigo Jota Lacerda!
Vicente Fonseca disse…
Ah, o que joga esse Verón é uma barbaridade.
Pati Benvenuti disse…
E agora torcer pelo Fernandão. Senhor, a que ponto chegamos.
Samir disse…
É possível riscarmos essa semana do calendário futebolístico??
Pedro Heberle disse…
É possível emoldurarmos esta semana para a eternidade?

=D