No jogo dos desfalques, um bom empate

FLAMENGO 1 x 1 GRÊMIO
É verdade que o Flamengo está caindo aos pedaços, buscando se reencontrar, iniciando um processo de remontagem de time. É verdade também que, por isso, era uma grande chance de obter a vitória fora de casa, no Maracanã. Porém, o Grêmio precisa olhar pelo outro lado: ele próprio também estava seriamente desfalcado (não jogaram Neuton, Mário Fernandes, Douglas e Borges, para não falar em Willian Magrão) e, mesmo com quase meio time fora, obteve um resultado que a maioria não conseguirá.

Depois de 20 minutos apáticos, onde assistia à categoria de Petkovic conduzir o Flamengo a uma fácil vitória, o time de Silas reequilibrou o jogo na base da imposição tática, colocando os cariocas contra seu próprio campo em toda a segunda metade da etapa inicial. Faltava, porém, o acabamento. Apesar das boas subidas de Fábio Rochemback, a armação, com Maylson e Hugo, errava muito. Jonas era obrigado a sair da área para buscar jogo, e se tornava menos perigoso. E William, bem...

No segundo tempo, o Grêmio transformou sua superioridade no empate de Rodrigo, bela subida, em ótima cobrança de escanteio por Rochemback. É claro que tomar a iniciativa das ações acabou dando espaço para o contra-golpe rubro-negro. Antes mesmo de empatar, o tricolor quase foi derrotado de vez, mas Victor fez milagre em arremate de Vagner Love. Mesmo assim, o time gaúcho tinha o controle das ações e perdeu, com Jonas, uma chance tão clara quanto a salva por Victor.

É uma pena que o time, após isso, tenha recuado tanto e concedido ao Flamengo o domínio nos minutos finais. Mesmo assim, mais organizado, foi o Grêmio quem criou a melhor chance, quando Maylson desperdiçou a chance de vitória no último minuto. O empate, entretanto, foi bom resultado. Não só porque o Flamengo vencerá a imensa maioria dos jogos em casa, mas porque a atuação gremista na maior parte do tempo (excetuando os minutos iniciais) foi bastante satisfatória. A zaga, com Rodrigo e Ozeia, foi extremamente segura pelo segundo jogo consecutivo; Adilson está mais que afirmado, é o melhor volante no Olímpico hoje, de longe; Rochemback, em que pese ainda erros de passe, vem melhorando e colaborando ofensivamente. Faltaram Hugo, Jonas e Maylson corresponderem melhor. É difícil que os três joguem pouco numa mesma partida. Estivesse um deles em melhor noite e o resultado poderia ter sido outro.

O Flamengo está em processo de desmanche, mas tem alguns bons valores individuais para servirem de pilar para a formação de um novo bom time. Bruno, Léo Moura, Ronaldo Angelim, Juan, Maldonado, Petkovic e Vagner Love formam uma espinha dorsal de respeito. Faltam ainda peças que a complementem.

Felipão
Seria o nome mais chamativo de todos. Não sei como anda, mas há poucos anos era o melhor técnico brasileiro e um dos melhores do mundo. Currículo igual não há nesta terra. Convém lembrar, porém, que normalmente ele começa devagar, para só depois engrenar e obter os resultados vitoriosos que marcaram sua brilhante carreira. O Internacional, no entanto, precisa de alguém que chegue e consiga os triunfos já, sem tempo para conversa.

Foto: Ozeia (E) teve boa atuação no empate do Grêmio com o Flamengo, no Maracanã (Maurício Val/Vipcomm/Divulgação).

Comentários

felipesfranke disse…
Quanto a Felipão, torço muito por três coisas:

1. Que volte a um time/seleção importante
2. Que este seja um selecionado de língua latina
3. Que o selecionado não seja vermelho e portoalegrense
Sancho disse…
Nenhuma linha sobre a nulidade chamada Colaço? Os primeiros 20' foram de horror porque o Rochembach e o Adílson não se acertavam na marcação do Pet, e o Flamengo fazia o que bem entendesse sobre o nosso lado esquerdo.

E o fim do jogo mostrou que os méritos de nosso crescimento no ST não eram de exclusividade do preparo físico.

Abraço.
Lique disse…
se o collaço tivesse sido uma nulidade, tava bem. COMO ERRA, é embaraçoso.

assisti só o segundo tempo e achei bom jogo. gostei do que vi do hugo, roberson e bergson, assim como collaço, não deviam nem fardar. o grêmio nunca conseguiu criar nada com um deles em campo.

ah, tava vendo na transmissão de um canal ARGENTINO. os caras eram especializados em futebol brasileiro, sabiam bastante, até. e insistiam em chamar o jonas de EL FARMACEUTICO. eles gostam de um jogador-personagem.
Vicente Fonseca disse…
Sancho, foi tão nulidade que sua participação no texto foi isto mesmo: NULA. heheh

Até dá para entender porque o Silas não gosta dele e só o escala se o segundo improvisado se machuca: não faz nada para a frente, erra passes e cruzamentos e, na marcação, recua sempre o máximo possível. Fora que o gol do Petkovic surgiu em suas costas.
Vicente Fonseca disse…
E por que EL FARMACEUTICO, Lique? Achei sensacional, mas queria entender a lógica do apelido.
Vicente Fonseca disse…
Uma coisa que também não mencionei é que achei interessante esse Diego Maurício, que entrou no segundo tempo.
Lique disse…
bom, la na folhinha de informações dos gringo devia ter uma história sobre como o jonas começou a estudar farmácia enquanto jogava futsal e só começou no futebol de campo lá pelos 20 anos. e aí o cara conta isso como se fosse uma LENDA e começa a chamar o RÓNAS de EL FARMACÉUTICO.
natusch disse…
Collaço é um jogador que não tem nível para estar no Grêmio, simples assim. O moleque até não foi tão desastroso no segundo tempo, fez algumas boas arrancadas, um que outro cruzamento simples, mas especialmente na etapa inicial foi uma tragédia. Superado apenas pelo William, que pelamordedeus... Roberson desde o início era muito mais negócio - e discordo um pouquinho do Sancho, pq OK, o guri nunca vai ser craque, mas comparado com outras opções que temos...

Cadê o Mithyuê, aliás? Tá lesionado e eu não sei? Dava perfeitamente para escalar ele e Jonas, fincando mais o Farmacêutico (adotei, huahaua) e deixando Hugo e Mithyuê flutuando entre meio e ataque...

Bom jogo, que poderíamos ter vencido com um pouco mais de efetividade na frente. Mas revezando Bergson, Roberson e William fica um pouco mais difícil, mesmo... Me contento com o empate. E Adilson jogou uma enormidade!
Vicente Fonseca disse…
Mithyuê, até onde sei, está machucado. Mas ouvi falar que podia entrar na lista de dispensas, o que duvido, pois seria muito descritério técnico.

O problema do Roberson é que o único gol que ele marcou na carreira foi justamente o que ele NÃO deveria ter marcado. dshhdsshd

Também adotei o FARMACEUTICO.
Vicente Fonseca disse…
Falando em machucados, o Saimon ontem voltou a figurar no banco, o que é boa notícia.
Reitero o que o Sancho disse. Nosso lado esquerdo, no início do jogo, era uma Freeway. E o Collaço, meu deus! Durante a época do Autuori, poderia se dar um desconto, porque ele tava recém estreando no profissional. Mas ele continua a mesma nulidade. Não sabe cruzar, não sabe marcar, não sabe fazer nada! Coloquem um desses bonecos que simulam barreira naquele lado que acho que dá mais resultado, em vez dele.

Sobre o jogo, verdade que poderíamos ter sorte melhor - até deveríamos, acho eu. Mas um empate contra o Flamengo no Maraca nunca é desprezível, ainda mais que, nos últimos temos, a gente só perdia jogando lá.

Sobre Felipão, sigo batendo o pé que ele não vem. Não faz sentido ele dizer pro Palmeiras que não viria pro Brasil por causa de seu filho, que estaria entrando numa universidade em Portugal, para, três dias depois, acertar salários com o Inter. Também não faz sentido o Inter ter contratado, nos últimos quatro anos, técnicos que recebiam menos de 200 mil por mês para, um dia depois da demissão do Fossati, oferecer o quádruplo do salário que o uruguaio recebia para o Felipão. Ainda mais depois de ter gasto dois milhões de reais com a multa rescisória.

Só passo a acreditar nesse boato depois que o Felipão se pronunciar de forma favorável a ele. Até lá, por favor, não me assustem.
Marcelo disse…
William é o pior centroavante que já vi com a camisa do Grêmio.
Bruno Collaço disse…
Fico chateado com as críticas, mas a gente tem que levantar a cabeça e correr dobrado para alcançar os resultados e dar muitas alegrias para essa torcida maravilhosa.
Existiram piores, Marcelo. Não lembro agora de muitos nomes, mas Adão e Reinaldo (o de 2006, ex-Santa Cruz) nunca fizeram nada de mais aqui também.
Vicente Fonseca disse…
Guilherme Weisheimer, SILVA, MARCOS SEVERO.

Só craque.
samir disse…
Sobre Felipão: a notícia q se tem hj é de que ele ainda aguarda uma proposta do exterior. Que ele já foi procurado por palmeiras e flamengo, e inclusive com o palmeiras existiria um acordo verbal (Radio Gaúcha).

Mesmo assim não dou ele como carta fora do baralho. Agora, a direção tá provocando a torcida. Se não vier Felipão, olha, qquer nome, com exceção de mano, será vaiado e já começará o trabalho sób olhares desconfiados. Se não tiver como ser ele, o melhor q Fernando Carvalho pode fazer é negar taxativamente. Se ainda não o fez, é pq o inter tem esperanças de contar com o bigode.

Sobre o jogo.. merecíamos a vitória, fomos mais efetivos no 2º tempo e tivemos as melhores chances. Agora entendemos pq tanta relutância com o colaço, e precisamos urgentemente de atacantes.
Vicente Fonseca disse…
O que me faz pensar que vem o Felipão é justamente esta não negação que a direção faz do nome dele. Seria o procedimento mais óbvio.

Entretanto, não sei se Carvalho contrataria alguém para assumir a bronca só depois da Copa, em vez de chamar um técnico que trabalhe durante o Mundial, que é o que o Inter precisa. A menos que seja uma coisa de longo prazo, e que a Libertadores não seja prioridade sobre um projeto mais duradouro.

---

O Grêmio precisa de pelo menos um atacante de bom nível. Só tem Jonas e Borges hoje. Leandro tem jogado pouco (nos dois sentidos), William é fraco, Roberson e Bergson são, pelo menos por agora, insuficientes.

Roger, do Guarani, seria minha aposta.
samir disse…
Mas temos q fazer uma consideração sobre isso: O que seria melhor, Felipão trabalhando 10 dias pro jogo contra o SP, ou Cuca, Nelsinho ou qquer outro nome trabalhando 70 dias?

Roger é cara de área, artilheiro no o Vitória, Sport e vem fazendo gols no Guarani. Só tenho impressão q ele ainda pertence ao SP, e sempre é meio ruim negociar com os caras do Morumbi..
Vicente Fonseca disse…
Qualquer outro trabalhando 70 dias, sem dúvida. Felipão é um técnico excepcional, mas não é mágico. Ninguém consegue montar um time, dar sua cara a ele, em apenas 10 dias. Nem Felipão.

---

Sim, Roger é centroavante. Para mim, seria um excelente reserva para o Borges. Sei que o Grêmio busca alguém de velocidade, mas talvez não custasse dar uma olhada nele (até porque domingo que vem ele completa sete jogos...).
samir disse…
Bom, daí entra minha discordância. Felipão traz mais resultados em relação a esses nomes. E tb não acho q se tenha uma terra-arrasada no beira-rio. Evidentemente tem problemas, mas algumas coisas funcionam. Felipão teria de fazer ajustes, não poucos, é verdade, mas seria o cara talhado pra pegar esse time do inter, e esse vestiário, e dar uma sacudida pros caras serem campeões.

É claro q nao torço por isso. Desde ontem inclui Nelsinho Batista em minhas orações...
Vicente Fonseca disse…
Felipão traz mais resultados, sem dúvida. Mas a longo prazo. Nunca no tiro curto: foi assim no Grêmio, Palmeiras, Brasil e Portugal. Poderia ter sido no Cruzeiro e no Chelsea, mas não teve tempo para tal.

Acho que o melhor técnico para o Inter seria o Mano Menezes, mas duvido que saia do Corinthians. Felipão até poderia ser, mas, sem poder meter a mão na massa durante a Copa, fica muito complicado.

Mas é evidente que eu, como gremista, não o quero no Inter. Menos por medo do bi da Libertadores, mas muito mais por ver um símbolo do Grêmio vestindo o abrigo colorado.
Vicente Fonseca disse…
Ah, só pra esclarecer. Não acho que tenha que se fazer terra-arrasada no Beira-Rio, longe disso. Acho que o elenco precisa de uma limpa, mas para depois da Libertadores, ganhando-a ou não. Só duvido que Felipão consiga dar sua cara ao Inter em 10 dias.
Nóiton, The Myth disse…
Calma aí, galera! Daqui a pouco eu tô voltando. Eu sei que vocês gostam de mim (especialmente o Igor, que é chegadinho num alemão), e que retribuirei o carinho do CnM em campo com muita raça, sangue e strudels e aichimias. Como é que vocês falam mesmo? Sem noção? Não... Nenhum sentido, né? Pois é nenhum sentido.

Abraço, galera!
Prestes disse…
Sensacional esta história de Felipão! Tá aterrorizando a gremistagi!

Mas lhes digo: não vem e não quero!
Prestes disse…
No mais, pensemos em vaga para a Libertadores.

Esse título brasileiro JÁ É DO CEARÁ!!!
Vicente Fonseca disse…
Hoje comecei a achar que não vem, também.
Chico disse…
Não achei que o empate foi um bueno resultado. O time foi melhor, principalmente no 2º tempo. El farmacêutico Jonas perdeu um golo indesculpável. Perdemos 2 pontos.