Não deixe para amanhã...

Foi um bom resultado que poderia ser melhor: o Grêmio poderia (e deveria, devido às circunstâncias) ter definido a passagem de fase hoje mesmo. Uma boa atuação que poderia ter sido mais intensa, especialmente no segundo tempo. No primeiro, não faltou nada: o tricolor encaixotou o Avaí e merecia até mais que 2 a 0. Mesmo antes dos erros de arbitragem, já jogava melhor e sinalizava que o gol era questão de tempo.

Leandro fez aquilo que eu não esperava: executou bem a função de Maylson, jogando e marcando com intensidade. Sempre auxiliado por Willian Magrão, que aos poucos volta à velha forma de seus melhores tempos. Atrás, Ferdinando dava segurança. Com os laterais projetados, o tricolor pôs o Avaí em seu campo de defesa e exerceu forte pressão o tempo todo, uma vitória tática de Silas. Com os matadores Jonas e Borges (este fez gol bem em seu estilo clássico), o 2 a 0 foi construído naturalmente.

Mas a goleada certa não se concretizou. Ferdinando, amarelado, deu lugar a um desastroso Adilson; Leandro e Borges cansaram; Mithyuê não entrou bem, ao contrário do firme Ozeia. O terceiro gol veio quando o time ainda jogava bem, mas o desconto catarinense tornou o jogo perigoso. O Grêmio achou por bem manter o 3 a 1 que tentar atacar e ser surpreendido com um quase trágico 3 a 2. Irritou a torcida por isso, afinal, os catarinenses jogaram com 10 homens desde os 18 minutos do primeiro tempo. Foi envolvido, vazou por cima, sofreu contra-ataques, mas também perdeu um gol feito, quando Jonas obrigou o goleiro a monumental defesa.

A definição ficou para quarta que vem, mas é inegável a boa vantagem gremista. Superior ao time de Chamusca, o Grêmio só cai se for realmente mal – ou sucumbir ao clima de guerra que os catarinenses estão preparando. Silas, por exemplo, não será bem-vindo. Mas foi uma boa noite, especialmente pelo ótimo primeiro tempo do time e da volta de uma das duplas de frente mais eficientes do país em 2010. Nada que justifique as vaias dos poucos mau humorados de sempre.

Guayaquil
Atuação medonha do Internacional, que presenteou o Emelec com seu primeiro pontinho na Libertadores. Só isso já dá a medida sobre a fragilidade alheia, mas o jogo tratou de demonstrá-las: toda vez que o time da casa recuperava a bola, a devolvia ao Inter com um passe errado ou um domínio mal feito.

Não existem mais razões para a não titularidade de Andrezinho, único jogador que dava uma vitamina ao anêmico time do Inter. O colorado fez jogo equilibrado com o lanterna do grupo – Pato Abbondanzieri foi um dos melhores em campo, o que é péssimo sinal. Para tentar melhorar o desempenho, a entrada de Andrezinho é imperiosa. Nem Giuliano, muito menos D’Alessandro, têm feito o suficiente para que sequer se questione a titularidade do atual reserva. É inexplicável.

Hoje, o Inter perdeu a chance de terminar a fase com 14 pontos, o que diminuiria a possibilidade de pegar um adversário como o Vélez ou o Flamengo logo nas oitavas. Mais que isso: precisará vencer o Deportivo Quito para se classificar. Empatando, terminará com 10, o que pode não ser suficiente. O Flamengo, que perdeu hoje e só chegará a este número, está seriamente ameaçado.

E é bom o Internacional parar com este discurso de que ganhar em casa e empatar fora lhe dará o título na Libertadores. Elogiar o resultado de hoje com base nisso é, no mínimo, tapar o sol com a peneira. Muito mais correto seria enxergar que, com o futebol apresentado até agora, a vida colorada na competição terminará assim que o primeiro time grande cruzar o seu caminho. Seja qual for este rival, certamente não dará as chances que o Emelec deu.

7 a 0 basta
Não há mais o que falar do Santos. Talvez só uma pressão tipo a que o Grêmio aplicou no próprio Santos em 2007 seja a forma de pará-lo. Talvez. Ou botem o Barcelona de uma vez para fazer o tira-teima.

Foto: Jonas e Borges marcaram os três gols que encaminham a classificação gremista (José Doval/Grêmio).

Comentários

Little Potato disse…
Aproveitando a enquete, eu não levaria o Gaúcho para a Copa, mas levaria Neymar e, principalmente, GANSO. O melhor meia brasileiro da atualidade. Sobre a Dupla, nada a declarar...
Marcelo disse…
Esse Santos me lembra o Palmeiras dos anos 90.

Vai levar um vareio do Grêmio nas semis, portanto haha.
Prestes disse…
"Não existem mais razões para a não titularidade de Andrezinho"

Obrigado, Vicente. Achei que o louco era eu.
Postarei aqui o que coloquei nos comentários do texto pré-jogo:

E eu vou assumir duas coisas:
1º - To cagado pro Santos. Não qro ver essa defesa do Grêmio correndo atrás de Neymar e Cia
2º - Neymar tem q ir pra Copa! Foda-se a idade ou se é um novo Robinho. O cara joga o que NENHUM BRASILEIRO joga no mundo hj. Claro, os adversários são fracos, mas bixo, q se exploda!


Mas ainda acho q o gol do Guarani fora de casa pode complicar a vida do Santos em Campinas hein...



Sobre o Grêmio: Venceu pq é mais time q o Avai. Mas nesse jogo os catarinas tem toda razão em culpar a arbitragem. Não houve escanteio e houve um penalti pra eles no final do jogo. Fora isso, concordo com o q disseste sobre o primeiro tempo. Fomos mto bem, o Avai não jogou. Agora, a entrada do Adilson CAGOU o time do Grêmio. E isso não é culpa do Silas, pq eu mesmo peço meio campo com Adilson e Magrão, mas ficou claro e evidente um BURACO na frente da zaga. E tb DENTRO da zaga. Os atacantes do Avai tiveram umas 3 chances dentro da área, solitos. Poderíamos e merecíamos levar um 2º gol.
Acho q estamos classificados, mas poderíamos não achar. Podiamos ter certeza disso hj.

E tb postei ontem, o mesmo q falas sobre o Andrezinho. Não há mais o que falar, é um carteiraço dos mais clássicos ele ficar na reserva do Dale.
Vicente Fonseca disse…
Concordo inteiramente, Samir.

Que assim seja, Marcelo.
Lourenço disse…
Quando o Andrezinho vira solução, é porque a coisa está braba.


Só falei isso para mandar um abraço para o Prestes.
Vicente Fonseca disse…
Só eu votei no Ronaldinho por enquanto. Só porque confiar 100% no Kaká (ou em qualquer jogador, já que são passíveis de lesões ou mau momento eventual) é complicado - e ele é o que mais se aproxima da característica em termos de posição. Mas não levei em conta a dificuldade de que ele seja um reserva (pressão da imprensa seria forte), que faria sombra nos demais, etc. Somente tecnicamente falando votei "sim".

O Ganso poderia ir, mas não creio que esteja pronto pra assumir a bronca quando o time precisar. Pra 2014, pode ser. E pro Neymar eu já me entreguei. Pra mim, tem mais chance de dar certo que o próprio Adriano, que ninguém sabe como acordará no dia de amanhã.
Lourenço disse…
Além do Ganso, Alex do Fenerbahce está jogando mais que Ronaldinho. E é um atleta exemplar.
Chico disse…
O Monumental pulsou e o Tricolor conseguiu uma grande vitória.

sávio continua o pipoquero de sempre. O jogo fica difícil e ele pede pra sair. Até hoje tem pesadelos com o Dinho que o jogou no fosso em 97.

Borges: dominou + virou = golo. O matador está de volta.

Jonas e Magrão jogaram muito.
Vicente Fonseca disse…
O Alex realmente não sei como anda, Lourenço.

Sávio saindo por lesão antes do fim do primeiro tempo é a piada pronta mesmo.
Prestes disse…
Abraço, Lourenço!

O Alex fez uma bucha que decidiu a classificação do Fener Bah, Tchê! para a final da Copa da Turquia. Mas uma BUCHA MESMO.

Mas isso não quer dizer nada, uhasdhuasduhasdhuuhdasd
Prestes disse…
No mais, tem muitos meias jogando mais que o Ronaldinho.
Vicente Fonseca disse…
Mas nenhum com toda a cancha dele.

Mas enfim, ele nunca decidiu muita coisa pela seleção mesmo. Eu chamaria, mas não vou culpar nem muito menos ficar chateado com o Dunga se não o levar. Até é bem feito pra esse f****. hehe
Marcelo disse…
Sobre o Sávio, um lance aos 2 minutos me lembrou dos tempos do Dinho: Ferdinando na primeira oportunidade que teve, deu no meio dele.
Ficou claro ontem que o Ferdinando não pode sair do time. Ainda mais que ele é o único bandido em potencial no meio campo.
Vicente Fonseca disse…
Este é um argumento irrefutável, Marcelo. A entrada tenebrosa do Adilson no intervalo também foi preocupante.
Igor Natusch disse…
Bah, Adilson foi de chorar lágrimas de sangue. Até eu, que sempre simpatizei, fico sem argumentos diante de atuação tão horrenda.

Ferdinando está muito melhor do que estava no começo da temporada. Marcando muito mais, com grande dedicação tática e sem medo de chegar firme quando necessário. Seria melhor ter alguém mais qualificado ali, ok, mas ele está bem e no momento é titular com justiça. Mérito a quem merece.

Leandro me surpreendeu. E virou titular: nas entrevistas de ontem sobre o Santos, Silas já cita ele como homem de meio. Perigoso, digo eu - mesmo que tenha jogado bem contra o Avaí, acho muito pouco para que se julgue ele solução por ali, ainda mais levando em conta que o Maylson tava bem no setor.