Até tu, Guiñazu?

Jamais pensei ligar as palavras “Guiñazu” e “infantil”. Porém o capitão colorado falhou miseravelmente em dois dos três gols do Cruzeiro. Num domingo em que Rubinho vence e o Grêmio de Autuori ganha fora de casa é até compreensível. Bruxas e flautas á parte, destaco este fato por ser extraordinário, mas a verdade é que a derrota do Internacional passou bastante pela ousadia do adversário.

O Cruzeiro começou jogando no campo do Inter, com os ótimos Fabrício e Henrique empurrando o time pra cima. Nem bem a partida começara, Thiago Ribeiro já obrigava Lauro a operar um milagre. Quando o time da casa tinha a posse de bola, os mineiros mantinham sempre três jogadores no campo colorado, fazendo com que, ou o Inter subisse com menos jogadores, ou deixasse os zagueiros no mano a mano com os rápidos Soares e Thiago.

Porém o Internacional soube explorar os espaços dados pelo time de Adilson, com os toques rápidos de Dalessandro, Taison e Alecsandro, e com a passagem em velocidade de Danilo Silva. O Inter já dominava a partida quando abriu o placar. E quando o Cruzeiro passava por seu pior momento na partida, a estratégia de Adilson funcionou. Um contra-ataque cruzeirense pegou a defesa colorada no mano a mano, até Guiñazu cometer um pênalti absolutamente desnecessário.

No segundo tempo, Tite testou inverter as posições de Magrão e Sandro, colocando este último para a função que Giuliano costuma fazer. Visivelmente, esta opção não havia sido treinada, pois o guri ficou absolutamente perdido em campo. Mas nem a entrada de Andrézinho em seu lugar resolveu a desorganização colorada.

Isso por que, do outro lado, os quatro homens de meio faziam uma linha que deixava os volantes vermelhos a quilômetros dos meias. Neste enorme espaço, saíam com facilidade. Gilberto, que estava apagado, passou a ter tanta liberdade que era impossível sua qualidade não aparecer e foi ele quem marcou também o segundo gol. O Internacional sucumbiu ao meio-campo cruzeirense na segunda etapa.

Thiago Ribeiro, por sua vez, em tarde inspiradíssima, jogava com facilidade às costas de Danilo Silva, deixando Sorondo em maus bocados. Não sei dizer se foi estratégia de Adilson, ou pela fragilidade defensiva do lateral-esquerdo Diego Renan, mas o jogador que mais tinha liberdade no Internacional era Danilo Silva durante toda a partida. Acredito que tenha sido proposital para evitar as subidas de Kleber que, realmente, não conseguiu jogar.

O fato é que Tite manteve Taison preso ao lado esquerdo e só se deu conta de explorar o lado direito com mais qualidade quando Edu entrou por ali, mas este jogador ainda demonstra estar sem ritmo de jogo. Dado o domínio cruzeirense, o gol de empate do Internacional só foi sair pela vontade dos jogadores – principalmente de Dalessandro – e pela perícia de Andrézinho batendo faltas.

A torcida ainda comemorava, quando Guiñazu tentou dar um corte em um jogador do Cruzeiro entregando-lhe a bola. O volante ainda daria condição legal para Thiago Ribeiro aproveitar-se do rebote de Lauro e fazer o gol. Não existe maior ducha de água fria que, após um gol de empate suado, levar outro em seguida. Ficou fácil para o Cruzeiro o fim da partida.


Campeonato Brasileiro 2009 – 24ª rodada
13/setembro/2009
INTERNACIONAL 2 x CRUZEIRO 3
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Paulo Henrique Bezerra (SC)
Público: 38.350
Renda: R$ 659.775,00
Gols: Alecsandro 29 e Gilberto 36 do 1º; Gilberto 7, Andrézinho 29 e Thiago Ribeiro 30 do 2º
Cartão Amarelo: Fabiano Eller, Magrão, Henrique e Gilberto
INTERNACIONAL: Lauro (6,5), Danilo Silva (5), Sorondo (4,5), Fabiano Eller (5,5) e Kleber (5); Guiñazu (4,5), Magrão (5,5) (Marquinhos, 37 do 2º - sem nota), Sandro (5) (Andrézinho, 14 do 2º - 6), Dalessandro (6,5); Taison (5,5) (Edu, 17 do 2º - 5) e Alecsandro (6). Técnico: Tite (4,5)
CRUZEIRO: Fábio (6,5), Elicarlos (5,5) (Caçapa, 22 do 2º - 5,5), Gil (6,5), Leonardo Silva (6,5) e Diego Renan (5); Marquinhos Paraná (6,5), Fabrício (7), Henrique (7,5) e Gilberto (7); Thiago Ribeiro (8) e Soares (5) (Patrick, 15 do 2º - 6). Técnico: Adilson Batista (7,5)

Comentários

Vicente Fonseca disse…
O fator preponderante da vitória cruzeirense foi o fato de eu ter passado em frente ao Beira-Rio meia hora antes do jogo.

E quero ver um VT deste jogo, que todos andam dizendo ter sido uma partidaça.

O que não dá para aguentar é o oportunismo de um pessoal de certo jornal de grande circulação, que cada vez que citou Gilberto em seu caderno de esportes colocou o aposto "que foi rejeitado pelo Grêmio". Como se este mesmo pessoal tivesse feito um clamor para que ele voltasse. Aí fica fácil falar.
Gustavo disse…
Só sobra isso:
"IN CAPTAIN AMERICA WE CAN TRUST!"
André Kruse disse…
Assim como elogiar o Gilberto, criticar o Guinazu por ontem pode parecer oportunismo.

Ainda assim ontem evidenciou-se alguns defeitos dele que são solenemente ignorados pela torcida e parte da imprensa (que pleiteava sua convocação por Basile e Maradona)
Joel disse…
Cistastes no post anterior que Maxi Lopes mereceu cartão por sequência de faltas. Pois ou a regra não é cumprida para todos, ou tem que ser revista, pois este mesmo Guinazu, citado neste post comente de 8 a 9 faltas por jogo. Acho que o Seneme exagerou, mas pelo menos desta vez não influiu no resultad da partida.
Vicente Fonseca disse…
O que falta é critério na arbitragem, Joel. Mas o Guiñazu seguidamente leva cartão amarelo, e é a primeira vez que o Maxi López é expulso pelo Grêmio.
luís felipe disse…
alguns defeitos dele que são solenemente ignorados pela torcida e parte da imprensa

bah, mas se um jogador tem seus defeitos mostrados uma vez a cada DOIS ANOS é titular de qualquer seleção do mundo.

acho que tu precisa VER os jogos, AK. Com o que estava jogando até ontem, Guiña é titular da Argentina sim. Mas com os óculos tricolores é muito complicado de ver futebol.
Prestes disse…
Pois é, oportunismo é dizer que sempre achou um cara ruim, logo na sua pior partida nos últimos dois anos.
André Kruse disse…
Eu não disse que ele era ruim. Disse que tem defeitos. Que pra mim aparecem sempre. Ontem eles ficaram EVIDENCIADOS.

E acho que é a primeira vez que se discute o futebol do Guinazu aqui no carta na mesa.

Gago, Mascherano, Cambiasso, Battaglia, Lucho, Veron, Qual desses sai pra entrar o Guinazu

Mas paciencia, é muito ruim discutir idolos. Cada um com o seu.
Lourenço disse…
"Com o que estava jogando até ontem, Guiña é titular da Argentina sim."

Com o que o Guinazu estava jogando até ontem ou com o que a Argentina estava jogando até ontem?
hehehe
Vicente Fonseca disse…
Um defeito claro dele sempre foi a conclusão a gol. Até fez alguns golzinhos, mas claramente não é a dele. Acho que ele comete muitas faltas também, mas em relação ao número de desarmes realizados acaba compensando na maioria das vezes. É um grande jogador, por vezes excelente, desde que tenha liberdade de movimentos. Preso, de primeiro volante, vira comum.

Vocês, que viram o jogo: acham que foi pior partida de Guiñazu pelo Inter?
Lourenço disse…
E eu não vou dizer que o Guiñazu é um nada para jogar a Copa pela Argentina, porque ele vai acabar fazendo 3 gols no próximo jogo das Eliminatórias.
Vicente Fonseca disse…
hjsjsdjsdsd

Verdade absoluta, Lourenço.
Prestes disse…
huhuasuhasduha

Guiñazu vai dar a classificação pra Argentina.

Mas falando sério, eu acho o Mascherano só nome. Olhando só o time que o Maradona escala, o Guina entra, na minha opinião. Agora, o Cambiasso é muito mais jogador que o Guina e é um dos grandes erros do Maradona não chamá-lo. E pode haver outros melhores que ele. Óbvio que ninguém entra direto de titular na seleção, mas o Guinazu merece uma convocação.
Prestes disse…
Na real, fica difícil dizer se foi a pior partida, Vicente. Eu dei uma nota péssima pra ele, por que quando tu entrega dois gols fica difícil.

Agora, ele tava bem no jogo, dentro da sua regularidade. Já teve jogos em que ele, de fato, jogou mal o tempo inteiro. Neste ele foi decisivo pra derrota, isso q eu me lembre não ocorrera antes.
Vicente Fonseca disse…
Mascherano joga muita bola. Cambiasso joga mais, sim, mas ainda assim o acho grande jogador.
Little Potato disse…
Concordo com o Vicente. O Cambiasso é o que joga mais entre esses.
O Mascherano é bom jogador, mas não é tudo isso. É um Elias com grife. O Verón na Seleção Argentina nunca vai jogar de "dono" do time, e então, não vai funcionar.
Já Gago e Battaglia tem mais fama que bola, o Lucho é um Rochemback que ainda tá na europa. Hoje em dia tá na França. Próximas paradas antes de voltar para a Argentina: Grécia, depois Emirados Árabes.
O Guiñazu merece ao menos um teste nesta Argentina capenga. E eu não ignoro que o seu maior defeito é não guardar posição, seguido das faltas bobas, por excesso de vontade (que ontem resultaram em um "pênalti" bobo), mas vontade é o que falta o time castelhano.
Falando sério, "com os óculos tricolores é muito complicado de ver futebol - (LF, Carta na Manga, Set/09)", de fato. Imagino que é difícil ver um VOLANTE, RAÇUDO, ESTRANHO, de legítima ALMA PORTENHA, que numa dessas pode virar TITULAR no time "frouxo&cagado" do Dom Diego, que podia ter vindo para o Grêmio, mas joga no INTER!
Deve dar vontade de subir a Avalanche ao contrário...


Eu só troco o Guiña pelo Essien, e quero o Lampard de troco. HAHAHAHAHA!!!
Vicente Fonseca disse…
Eu não nego que gostaria de ter o Guiñazu no Grêmio. Enquanto não vem, xingo ele de "Seu Madruga" em Gre-Nais no Olímpico.

E bem lembrado, Batata: Essien é craque.
Little Potato disse…
Amanhã no Carta na Manga : Será Messi só "jogador de clube" ?!? - por mim mesmo.

E semana que vem, estréia a série especial, "Onze motivos para manter Robinho na Seleção", por Lourenço Fonseca.

Não perquim !!!


\o/
Little Potato disse…
Falando sério (sério!), um sonho "plausível" de toda a família Batata:
um meio campo com Sandro, Tinga e Guiñazu...
Só falta achar o camisa 10.
Little Potato disse…
E Vicente, não sei até que ponto chamar alguém de "Seu Madruga" é xingamento. O Seu Madruga é roots total.
Vicente Fonseca disse…
jhsdjhsjsd

É, até pode ser um elogio, afinal é meu ídolo-mor. Mas, sinceramente, se me dissessem que pareço com ele, me jogaria de uma ponte.
Anônimo disse…
O grande nome do jogo foi sem dúvida o Gilberto... Jogou muito, isso sem falar na liberdade que teve!
O Sandro (que não esteve nos seus melhores dias), estava escalado pra marcar o Gilberto, porém, me parece que não acatou essa tarefa/determinação??? E o Tite, só observando...
Vicente Fonseca disse…
O que eu ouvi é que o Sandro entrou até mais avançado. Daí a tarefa de marcar o Gilberto seria de outro jogador. Confere, Prestes? (ou alguém mais que tenha visto).
Lourenço disse…
Começando a série que o Batata, de forma maldosa, me incitou a fazer, começo pelo motivos para manter Robinho:

1) Ausência total de qualquer substituto decente.
Vicente Fonseca disse…
Discordo! E o SHOWNAS???
Lourenço disse…
O Jonas é um nada para seleção brasileira.

Vou domingo ver os 3 gols dele.
Prestes disse…
O Sandro foi adiantado no segundo tempo.

O VdP não me deixa mentir, reproduzindo as palavras de Tite:

SUBBA
Vicente Fonseca disse…
Barbaridade. VdP alterando os rumos do Brasileirão!!!
natusch disse…
O Jonas é um nada para seleção brasileira.

Vou domingo ver os 3 gols dele.


Huahuahauhauahauah
Bravo.
André Kruse disse…
último lugar que eu esperava encontrar patrulha colorada era aqui.