Victor, Victoria

Hoje de manhã, conversando com um dos garçons no hotel em Gramado, falávamos sobre a situação atual do Grêmio e as chances para o jogo que se realizou hoje à tarde, contra o Flamengo. Segundo ele, Victor tem feito menos do que pode. Discordei que os problemas do tricolor passassem por seu arqueiro, mas talvez o camisa 1 tenha ouvido o garçom: praticou pelo menos quatro milagres e algumas outras ótimas defesas e intervenções precisas na tarde quente do Olímpico e garantiu o resultado, que foi bem melhor que a atuação do time.

Comecemos pelo lado positivo: sempre se cobrou que o Grêmio perdia muitos gols, mas hoje foi muito eficiente. Diante de tantos desfalques, ainda mais no setor ofensivo, poucos podiam imaginar que o time marcaria quatro gols, três deles com atacantes. Além disso, houve a performance espetacular de Victor, outra de excelente nível de Réver (mesmo improvisado, mostrou desenvoltura impressionante) e um retorno promissor de Perea.

Entretanto, houve muitos problemas, especialmente no setor defensivo. O primeiro tempo foi de um resultado nada condizente com o que se via na cancha. Mesmo que tenha começado melhor, o Grêmio sofreu o empate e se perdeu completamente na partida. A equipe sofria contra-ataques perigosos a todo instante, com Léo e Rafael Marques se perdendo no posicionamento em linha. Adriano seguidamente segurava ou lançava Emerson com grande perigo. Não fosse por Victor ter feito três milagres, o rubro-negro carioca teria goleado.

Verdade que o Grêmio melhorou na volta do segundo tempo. Sem a Avenida Jadílson pela esquerda defensiva, o tricolor entrou com o limitado, porém correto, Bruno Collaço na lateral canhota. O Flamengo parou de atacar por ali. Controlando o jogo, os gaúchos chegaram a quase marcar o segundo gol com excelente jogada de Jonas. Conseguiria com Réver, em jogada de craque.

Paulo Autuori retirou Douglas Costa em favor de Joílson. Não penso que foi a simples troca de jogadores que trouxe o Grêmio tanto para trás. O guri dava algum trabalho pela meia, mas perdia a maioria das jogadas para Willians. Talvez isso explique sua saída, O que ocorreu foi um recuo da equipe, orientada por Autuori, que talvez não confiasse que, jogando de igual para igual, conseguisse manter a vantagem. Uma estratégia questionável pela qualidade apenas média do Flamengo, mas que por sorte - e por Victor - acabou dando resultado. Os gols de pênalti de Jonas foram em ingressos envolventes na área do Flamengo. O primeiro, em boa jogada de Réver, que serviu o derrubado Perea; o segundo, em boa jogada de Joílson, finalmente.

A vitória é excelente resultado, por todas as circunstâncias: ausência dos três homens mais importantes do setor ofensivo, má atuação no primeiro tempo. Mas há muitos erros que precisam ser corrigidos, pois o resultado é enganoso em sua elasticidade. Foi um jogo equilibrado, uma vitória merecida, mas ainda faltam opções ao Grêmio em seu banco de reservas e até no time titular. Menos mal que não falta qualidade lá atrás, especialmente no gol. Desde os tempos áureos de Dida eu não via uma atuação tão fantástica de alguém embaixo das traves. Não fosse por ele, estes três pontos não teriam vindo.

Em tempo:
- Esquema com três volantes não foi ainda assimilado por Adílson e Túlio, que descresceram sua produção habitual.

- Grêmio fecha o turno com o segundo melhor ataque do campeonato, 33 gols, só atrás do Goiás.

- No Olímpico, Adriano deu muito mais trabalho que Ronaldo. Aliás, Grêmio completa 30 jogos sem perder em casa, num total de 339 dias invicto. Em 10 jogos neste Brasileirão, foram oito vitórias, cinco por goleada, e três delas por 4 a 1.

Campeonato Brasileiro 2009 - 19ª rodada
16/agosto/2009
GRÊMIO 4 x FLAMENGO 1
Local: Olímpico Monumental, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Público: 21.752
Renda: R$ 375.506,50
Gols: Perea 15 e Everton 25 do 1º; Réver 11 e Jonas (pênalti) 36 e (pênalti) 43 do 2º
Cartão amarelo: Adílson, Túlio, Joílson, Jonas, David, Willians, Emerson e Adriano
GRÊMIO: Victor (10), Mário Fernandes (5,5), Léo (5,5), Rafael Marques (5) e Jadílson (5) (Bruno Collaço, intervalo - 5); Réver (7,5), Túlio (5,5), Adílson (5,5) e Douglas Costa (5,5) (Joílson, 14 do 2º - 5,5); Jonas (6,5) e Perea (7) (Maylson, 45 do 2º - sem nota). Técnico: Paulo Autuori (5)
FLAMENGO: Bruno (4,5), Aírton (4,5), Ronaldo Angelim (5,5) e David (5); Everton Silva (5,5) (Denis Marques, 31 do 2º - sem nota), Willians (6), Lenon (5), Fierro (4,5) (Camacho, intervalo - 5,5) e Everton (6); Emerson (5,5) e Adriano (6,5). Técnico: Andrade (5,5)

Foto: Perea comemora o gol. Colombiano jogou 90 minutos hoje (Lucas Uebel/Gazeta Press).

Comentários

Fim do primeiro turno e o Grêmio ficará entre a 7ª e 8ª colocação. Se colocarmos nesse time, ou no grupo, Renato, Leandro e Lúcio, a expectativa para um 2º turno melhor cresce.
O jogo de hoje foi estranho, Flamengo poderia ter virado o primeiro tempo com uma boa vantagem, mas Victor é merecedor da nota 10 que tu colocaste ali. Que goleiro fantástico. Jogou tanto que ofuscou um pouco a grande partida do Réver. Sempre foi dito que ele tinha qualidade para jogar na meia cancha, hoje ele confirmou.
Lourenço disse…
O Grêmio não chegou a jogar bem, talvez o empate fosse o mais compatível com o rendimento de cada equipe. Só não falo em injustiça porque Victor faz parte do Grêmio, logo seus méritos são do Grêmio também.

Mas temos que lembrar que o time estava totalmente descaracterizado; só a vitória já basta, goleada nem se fala.
natusch disse…
Eis o ponto. O Grêmio tava desfigurado, e meteu 4x1 no Flamengo. Fico até sem graça de apontar eventuais defeitos...

Nota justíssima para o Victor. Mesmo o gol do Fla foi em lance no qual a intervenção do arqueiro foi espetacular. Por pouco ele não salva aquele lance também - o que seria uma defesa ESTARRECEDORA (abraço, Ungaretti). Melhor goleiro do Brasil, só não é titular COMPULSÓRIO da seleção por causa do Julio Cesar. Marcos? Felipe? Rogério Ceni? Bruno? Faz-me rir...
Vicente Fonseca disse…
Amigos, a nota para o Victor foi uma das mais fáceis de aplicar desde que abri o blog. Não tem como não dar 10 para um goleiro que faz cinco milagres.

Acho que o ano do Fábio, do Cruzeiro, tem sido até um pouco superior ao do Victor, porque ele tem sido fantástico. Mas a atuação do Victor hoje, sinceramente, não lembro de ter visto igual na minha vida um goleiro fazer. Talvez a do Marcos na Ilha do Retiro este ano, pela Libertadores, chegue perto.
Vicente Fonseca disse…
Fred acaba de me lembrar algo que me dei conta e esqueci de por: Grêmio te, na verdade, o 3º melhor ataque. Além do Goiás, está atrás do Barueri, que fez 38 e é o melhor no quesito.

Mas é o segundo melhor saldo, 11, só atrás do líder Palmeiras (14).
Esse goleiro é um TROÇO DOIDO!
É EX-CEP-CIO-NAL!

Rogério Ceni é perrrfumaria, secos e molhados!

Teve uma bomba que o Adriano desferiu que não acreditei na defesa. E ele espalmou até com uma certa naturalidade.

É um monstro!
Gustavo disse…
Que bela partida do Victor.
Fiquei contente que tu colocaste bem a dificuldade que a defesa do Grêmio teve em jogar. Foi um primeiro tempo TENEBROSO do sistema defensivo quase como um todo (exceto Victor, óbvio). Era constrangedor ver a facilidade com que o Flamengo entrava na área gremista e só não saiu com uns 3x1 por Victor.

No segundo tempo esse problema foi resolvido. Jadilson é terrível, se ele não pegava titularidade havia um motivo. Espero que o Lúcio realmente venha, seria um acréscimo sensacional.

Não entendi a substituição do Douglas Costa, que estava jogando bem, na minha opinião. Foi um dos melhores jogos dele.

Acho que a nota pro Perea foi alta demais, ele não jogou bem. Fez o gol, que é importante, mas a atuação no jogo foi muito fraca.

Enfim, ganhamos jogando mal. Mas não dava pra exigir demais de um time tão desfalcado. O mesmo valia para o Flamengo.
Vicente Fonseca disse…
Gustavo, a nota para o Perea se deve não apenas ao gol, mas ao fato de ter sofrido o pênalti que originou o terceiro e começado numa bela arrancada pela ponta que culminou no outro pênalti, o do quarto tento. Participou de três gols, o que é um grande mérito.
natusch disse…
A atuação do Perea me pareceu ter sido, sim, de muito bom nível. Fez o gol, contribuiu em outros dois, passou o tempo todo incomodando, demonstrou motivação e movimentação incessante. E tudo isso depois de uma parada bastante longa.
Bela sacada no título! Victor fez uma grande partida mesmo. Abraços, Marcelo Costa.
Vicente Fonseca disse…
Hehe. Abraço, Marcelo!