A esperança durou 20 minutos

Antes da partida, no clima de crença absoluta de que era possível vencer o Corinthians, os colorados recusavam-se, justificadamente, a responder à seguinte pergunta: seria possível reagir a um gol sofrido? Diante da necessidade do otimismo para empurrar o time, isto nunca sequer cogitaria passar pela cabeça, mas a resposta, viu-se, era claramente um "não".

Todo aquele clima de pressão, de confiança, de "certeza" na virada esvaiu-se aos 19 minutos do primeiro tempo. Aquele lance foi o mais importante do jogo. Jorge Henrique entrou em Índio, lance em princípio faltoso. A bola voltou para o Corinthians, e foi a partir daí construída a jogada do gol do próprio Jorge Henrique, justamente no espaço que Índio costuma frequentar dentro da área. Gostaria de rever o lance, para ter a certeza de minha impressão inicial, de falta. Será que valeu à pena Fernando Carvalho pressionar Ricardo Marques Ribeiro?

Nem houve ânimo para reclamações. O Internacional sentiu a Copa indo embora, e o Corinthians ganhou confiança. Mostrou, no primeiro tempo inteiro, ser o time mais bem treinado do país. Além de bons jogadores, tem o melhor técnico em atividade no país. Joga "perto", triangula fácil, tem passagem coordenada dos laterais e meias. Há equilibrio em tudo o tempo todo, e não só equilíbrio tático, como técnico e emocional. Numa destas jogadas coletivas, André Santos, melhor jogador da final, fez um golaço, em tabela com Ronaldo - sua única participação realmente efetiva na noite, importantíssima, mas única.

No Inter, nada dava certo, e era natural. Taison era o único com ações ofensivas lúcidas. Deu de calcanhar para Nilmar, outro que queria jogo, mas pecava demais nas conclusões. D'Alessandro, como contra a LDU, nada fazia. Magrão, desde o primeiro segundo, só queria briga. Os primeiros 10 minutos não foram os da necessária pressão. Esboçou-se algo do tipo entre os 10 e os 17 minutos, mais ou menos, mas nada que causasse grande perigo ou fosse efetivo. O Corinthians passou a ocupar o campo colorado por dois minutos, e ali saiu o primeiro gol. Depois dele, encontrou muita facilidade, tanto que achou espaço para ampliar e pôde até abrir a goleada, não fosse Lauro salvar arremate de Ronaldo. Era muito mais fácil a goleada que o empate ou virada colorada.

Se o primeiro tempo foi o do baile técnico corintiano, o segundo foi o do descontrole colorado. Até Fernando Carvalho, no intervalo, já deixava claro que a toalha fora jogada. A tentativa era diminuir. Alecsandro entrou bem, mesmo antes de fazer seus dois gols já tentara lance lindo de calcanhar em escanteio. O Inter empatou na dignidade de seu time e na tirada de pé do Corinthians, que chegou a dar olé no campo colorado minutos antes, relaxando claramente. Aí, quando faltavam 20 minutos e o time parecia querer reagir para ao menos tentar a vitória, D'Alessandro coroou sua fraquíssima atuação com o papelão de ser expulso, jogando para a torcida, mas pondo no lixo as chances de, ao menos, vencer a partida. Aí, foi o descontrole. Tudo era motivo de irritação. Elias ainda foi expulso. Mas o título era corintiano.

O Timão chegará à Libertadores como um candidato ao título. Principalmente se mantiver Mano Menezes, um técnico que novamente leva seu clube em um ano e meio da Série B à Libertadores. Um técnico que novamente vence um título através de um empate contra o Beira-Rio. Um técnico que repete, através de suas convicções, uma fórmula de sucesso. Hoje, o Corinthians foi muito superior o tempo inteiro, fora de casa, contra o time de melhores individualidades do País. Tudo isto são méritos gigantescos. Ao Internacional, resta o Brasileiro - e não é pouco. Não caindo em depressão, ou na besteira de jogar tudo fora, é o principal candidato ao título.

Copa do Brasil 2009 - Final - 2º jogo
1º/julho/2009
INTERNACIONAL 2 x CORINTHIANS 2
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Público: 50.286
Renda: R$ 754.460,00
Gols: Jorge Henrique 19 e André Santos 28 do 1º; Alecsandro 25 e 29 do 2º
Cartão amarelo: Índio, Taison, D'Alessandro, Bolívar, André Santos, Jean e Douglas
Expulsão: D'Alessandro 32 e Elias 37 do 2º
INTERNACIONAL: Lauro (6), Bolívar (4,5) (Danilo Silva, 42 do 2º - sem nota), Índio (5), Danny Morais (4,5) e Kleber (4,5); Glaydson (5) (Alecsandro, intervalo - 7), Guiñazu (5), Magrão (4) e D'Alessandro (2); Taison (5) (Andrezinho, 20 do 2º - 5) e Nilmar (5,5). Técnico: Tite (4)
CORINTHIANS: Felipe (7,5), Alessandro (7), Chicão (7), William (7) e André Santos (8) (Diego, 33 do 2º - sem nota); Cristian (6,5) (Boquita, 31 do 2º - 5), Elias (7) e Douglas (6); Jorge Henrique (7,5), Ronaldo (6) e Dentinho (6,5) (Jean, 38 do 2º - sem nota). Técnico: Mano Menezes (9)

Foto: Goleiro Felipe comemora o título em pleno Beira-Rio (Juarez Machado/Terra)

Comentários

Pedro Heberle disse…
Vi poucos jogos do Corinthians no ano e hoje posso afirmar: que jogador este André Santos. Não só pelo gol e pelas avançadas; defensivamente também foi magnífico.


Em tempo: nada de mensagens zombeteiras dos amigos gremistas, o que me leva à conclusão óbvia – quem tem, tem medo.
Felipe disse…
Dessa vez não deu. Mas paciência, bola pra frente. A Torcida Colorada se acostumou a conquistar grandes títulos e é duro perder depois de chegar tão perto. Mas não há de ser nada, novas conquistas virão e não vai demorar muito. Continuamos acreditando sempre!
Vicente Fonseca disse…
Esqueci de comentar que o André Santos ganhou TODAS do D'Alessandro defensivamente. De fato, é um baita lateral (que pode estar indo embora).

Acho que os gremistas ainda não comentaram porque não deu tempo, mesmo. Ou porque gastamos a flauta com nós mesmos DURANTE o jogo.

Felipe, se serve de consolo, em 1995 perdemos uma Copa do Brasil em casa para o Corinthians e, meses depois, levamos a Libertadores. Não que eu queira isso pra vocês, mas é um consolo sincero de um amigo, hehe.

Agora vou dormir, porque amanhã SERÁ IMPOSSÍVEL.
Felipe disse…
E em 2005 nos roubaram o Brasileirão e logo em seguida fomos Campeões do Mundo. Espero que a história se repita outra vez!
natusch disse…
Tá bom, eu começo então:

http://img20.imageshack.us/img20/4354/palhacandro.jpg

Michael Jackson homenageado no MOONWALK que o William deu no D'Alessandro...

E Carvalho pode levantar a FAIXA e dizer: EU JÁ SABIA!!!!

Comentários mais sérios, faço amanhã. No momento, apenas atendo o desejo do meu amigo Heberle =PPP
Chico disse…
O beira-rio é o salão de festa particular do Mano Menezes!

Fernando Carvalho: "Eu já sabia".
Chico disse…
E Eu pensava que o só o uniforme vermelho desse azar.

Só faltou o do Gordo, mas se ele não faz o anão (Jorge Henrique) não perdoa.
Lique disse…
http://kibeloco.com.br/files/104/2009/07/fernando-carvalho-ja-sabia.jpg

d'alessandro foi RIDÍCULO na tentativa de guri de ser agredido pelo william, que deu um show no moonwalker, rindo da cara do argentino.

e eu achei o primeiro gol bem irregular, vi exatamente como tu viu, na hora, apesar de falta de replay. ele devia ter parado o jogo depois da entrada dura do jorge henrique, que deixou o indio fora do campo.
Chico disse…
Cadê o melhor time do mundo?
Cadê o rolo compressor? Viraram as ovelhinhas do Tite!
Chico disse…
Da Copa do Brasil eu tenho 4! Quem sabe no ano que vem eles cheguem à METADE de nossos títulos!
franke disse…
1) Até eu, que não entendo lhufas de futebol, vi que o Corinthians dominou taticamente o Inter.

2) Ronaldo continua matador. Isto é: ele faz gols QUANDO PRECISA. Não foi o caso de ontem, quando perdeu dois gois, um deles que até Jonas macaria.

3) Passos de dança duvidos d'D'Alessandro.

avraços, professor!
Gustavo disse…
Acho que depois de ontem o Inter vai acabar com essa babaquice de jogar as decisões com o uniforme reserva. Afinal, levou um TOTÓ do Corinthians em pleno beira.

Pelo comentário do Tulio Milman hoje de manhã na Gaúcha, a tática é encher-se de EMPÁFIA, menosprezando os adversários, dizendo coisas do tipo: "o Corinthians ganhou porque queria MAIS a copa do que o Inter".

Tá bom. Tomara que continuem entregando títulos para clubes que QUEREM MAIS do que eles. Assim começa a queda.

Paulo Britto diria: FECTIO! (só pra poder usar a VdP)
Vicente Fonseca disse…
O que me deixa mais estupefato é que o D'Alessandro tentou levar junto expulso justamente o jogador mais PLASTA do Corinthians, o Lorde de Ipatinga. Deu azar, talvez não o conhecesse. Podia ter ido para cima de qualquer outro, menos do William e do Ronaldo.

Franke, o Ronaldo participou decisivamente do segundo gol corintiano. Perdeu gols até fáceis, mas já se justificou por ali mesmo.
Faraon disse…
O lado positivo da derrota, para o Internacional, como bem observado pelo Gustavo, é abandonar a fé no uniforme reserva como fonte de salvamento absoluto. Entre a razão e a fé, eu sempre me posicionarei ao lado da primeira. Sou um cara moderno, vocês sabem.

Queria registrar também que o jogo de ontem (sobretudo o primeiro tempo) do Corinthians foi um assombro. Jogou demais. Foi assustador. Eu não tenho como dizer que o Inter não soube se impor, não tenho condição de afirmar que houve falhas aqui e acolá. Não vi o primeiro jogo da final (era no mesmo tempo do jogo do Grêmio), mas essa atuação do Corinthians foi disparada a melhor que eu vi de um time brasileiro este ano. Time MUITO bom. Se mantiver certa concentração no Brasileirão, é fortíssimo candidato a tentar melar o título JÁ GANHO do Inter.
Lourenço disse…
Fernando Carvalho visionário. Quando tomos arriscavam dar palpite definitivo, ele encheu o vestiário do Inter com as faixas do tricampeonato.
----------------------------
Realmente, o jogo acabou cedo. Um anticlímax para quem esperava uma final emocionante. Que time bem treinado esse do Mano Menezes. André Santos, o melhor de ontem. O maior erro do Inter foi ter dado o latifúndio que lhe deu para atacar, dali saíram os dois gols. Jorge Henrique, o melhor no conjunto dos dois jogos.
Cabe ao Inter reclamar do primeiro gol, que a TV não repetiu, mas achei que foi falta no começo do lance.
Vicente Fonseca disse…
Assino embaixo, Faraon. Seria assustador, não fosse a meu favor. Hehe.
Lourenço disse…
Bah, me emocionei tanto ao atender o pedido do Pedro Heberle que me atrapalhei
"quando todos não arriscavam"
Vicente Fonseca disse…
Pois é, eu também achei que foi falta lá na origem. E o Jorge Henrique subiu exatamente no lugar onde deveria estar o Índio. Me lembrou aquele Gre-Nal de 2002 em que o CRIS, zagueiro colorado, simulou lesão e ficou fora do campo, e o Rodrigo Mendes subiu aonde ele deveria estar para impedir o gol da vitória gremista.
Lourenço disse…
"Ele que agora e pegue o DVD com a nossa comemoração, porque a faixa ele já tem. Vou até falar para o pessoal da CBF dar uma medalha a ele."
"Eles já estavam chorando antes. Era Colorado, agora é Chororado"
Goleiro Felipe, após ler o comentário de Pedro Heberle.
augusto g. disse…
marcação perfeita do corinthians. jogou com um zagueiro marcando e um lateral na sobra, sempre com dois em cima do nilmar e do taison e o cristian em cima do d'alessandro.

mano menezes se aproveitou da falta de "overlapping" do inter, já que raramente um volante ou um lateral passa pro fundo pra receber uma bola e assim anulou o inter.
zeh nascimento disse…
o que o TULIO MILMAN fala deve ser desprezado SEMPRE.

até um CÔCO VERDE ou uma TURAT emite opiniões mais sensatas e mais úteis que ele.

minha mãe, atucanando meu pai, ontem:
- 0-2? mas o que são dois gols pro TIMÃO do inter reverter?!
Vicente Fonseca disse…
Bah, verdade Zeh. Que cara chato.
luís felipe disse…
Lourenço, tu me corneteou no Impedimento por não falar sobre o jogo.

Eu acho que o jogo se resume em uma frase: sobrou empenho, faltou estratégia.
luís felipe disse…
olha só: cada vez que eu clico nos comentários do Carta na Manga aparece uma janela do MercadoLivre. Acontece com vocês também?

Cobra deles, Vicente!
Lourenço disse…
Grande Luís! Foi apenas uma crítica impessoal, sabes disso. Achei que ficou faltando pelo menos algum lugar no blog que falasse sobre a partida.

Deu errado para o Carvalho e para o Tite. Mas eu não vou criticar mais do que dizer "deu errado", se eu disse aqui que o Carvalho estava certo e não disse, mas pensava, que o melhor era começar com um volante e manter a estrutura de sempre.
Gustavo disse…
Pra mim não acontece isso.

Sobre o Tulio Milman, é como diz o ditado: "quem REEIL por último, ri DEPOIS" (ns)
Lourenço disse…
Para o Luís Felipe não dizer que eu só corneteio os textos dele: (hehe)

Ele levantou esses dias a seguinte questão: será que o problema do D’Alessandro é somente físico ou, quase um ano aqui, ele vem mostrando a irregularidade (psicológica e produtiva) que lhe segurou a carreira inteira.

Não é hora da chamada “terra arrasada”, mas é hora de fazer um balanço. Um ano, alguns ótimos momentos, alguns bons jogos e nenhuma seqüência em grande nível.
luís felipe disse…
claro que eu sei que a crítica é impessoal. Eu escrevi o texto em cinco minutos depois que cheguei em casa. Se tivesse esperado pelo menos a noite de sono para escrever, certamente faria diferente.

É que eu saí do campo realmente impressionado com a conformidade de todos no fim do jogo. Precisava escrever sobre isso.
André Kruse disse…
Preferia ter escutado o que Túlio Milman a ter que aguentar o que o Garcia/Cabral estão dizendo na Band.

Do nada passaram a falar mal do Grêmio e da torcida.
Vicente Fonseca disse…
Luís e Lourenço, concordo com vocês nesta questão do D'Alessandro. O Claudião falou ontem no Arena Sportv que o D'Ale é pior custo-benefício do Inter nos últimos anos. Acho que ele exagera e esquece de Gil, Sorondo e outros (até conversei com o Lourenço sobre isso hoje de manhã), mas é preciso reavaliar esta questão mesmo.

E não, não tenho tido este problema, Luís. Mas me avisem sempre que algo do tipo ocorrer, pois tomarei as providências necessárias. Se há coisa que detesto são essas propagandas invasivas na internet.
Prestes disse…
"sobrou empenho, faltou estratégia."

Foi isso. Sem tirar nem por.
natusch disse…
Mas não desanime, torcedor colorado. Ainda resta a COPA SURUGA...

(tenho culpa se Piffero em pessoa se encarregou de lembrar disso? hehehe)

Bom, acho que o Inter pecou por não ter uma estratégia de jogo bem definida, mesmo. Era uma coisa do tipo "vamos no abafa que vai dar", ignorando que não era um Juventude ou Caxias que estava pelo caminho, e sim o Corinthians, um dos elencos mais redondos e um dos times mais bem treinados dos últimos anos no Brasil. Tomou o gol (que era uma possibilidade crível, convenhamos) e perdeu o norte. E a mesma coisa pode acontecer no Olímpico hoje, se o Grêmio for com a mesma gana de "vencer a qualquer custo" sem nenhum planejamento por trás. Mas acho que o Autuori é um cara racional, e sabe que vamos precisar de estratégia também...
Chico disse…
Piada de corinthiano: contra o Brasiliense foi mais difícil.
Pedro Heberle disse…
É. Contra o Brasiliense foi roubado também.
Pedro Heberle disse…
Abraços, seus fanfarrões.

Eu voltarei.


mmmmHUAHUAHUAHUAHUAhuahua
Unknown disse…
asdhflafekhfasdjef... tudo piada requentada.


e pra mim tá abrindo essa porra do mercado lvire tb.

COME ELES, VICENTE.

quer dizer, COBRA ELES.


CHUPA RIJKAARD!

pedro, DERAVAT com o q tu diz. TENHO REFÉM!
HUAHSUEHUAHEUAHEUAHE cof cof
HAUEHAUHAUEHAUEHAUE